Página  >  Notícias  >  “A Concretização do Processo de Bolonha em Portugal” em debate no Instituto Politécnico de Castelo Branco

“A Concretização do Processo de Bolonha em Portugal” em debate no Instituto Politécnico de Castelo Branco

Marçal Grilo, Pedro Lourtie e Machado dos Santos são alguns dos mais reputados especialistas sobre o Processo de Bolonha que irão participar neste encontro nacional que acontece dia 28 de março no Instituto Politécnico de Castelo Branco. Estarão ainda representadas sete universidades e catorze instituições politécnicas.

O Instituto Politécnico de Castelo Branco vai promover um Encontro Nacional sobre “A Concretização do Processo de Bolonha em Portugal”, que terá lugar no dia 28 de Março de 2012, no auditório da Escola Superior Agrária de Castelo Branco e que contará com a presença das principais instituições de ensino superior.

A implementação do Processo de Bolonha, assente numa nova organização dos ciclos de estudos e na adoção de um modelo ativo de ensino e aprendizagem, centrado na participação constante e partilhada entre docente e estudante, preconiza que os resultados da aprendizagem se traduzam na aquisição efetiva de competências, compatíveis com as necessidades do mercado de trabalho num contexto nacional e internacional e também de capacidades de aprendizagem ao longo da vida.

A necessidade de aumentar a eficácia e a competitividade de todo o Espaço Europeu de Ensino Superior tornou evidente a vantagem de implementar uma política educacional, de nível superior, comum aos estados membros, através da harmonização dos graus, do reforço da mobilidade dos estudantes e do aumento da empregabilidade dos diplomados.

Ultrapassado o período de transição, previamente definido, e considerando que o último relatório de concretização do Processo de Bolonha, com carácter obrigatório (artº 66º-A do Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho), se reporta ao ano letivo 2010/11, torna-se pertinente avaliar as mudanças verificadas, tendo em conta a mobilização e o desempenho das Instituições de Ensino Superior, em Portugal.

Vão estar presentes nesta iniciativa do Instituto Politécnico de Castelo Branco os mais reputados especialistas sobre o Processo de Bolonha e as principais instituições de ensino superior portuguesas. Estarão presentes o Prof. Marçal Grilo, o Prof. Pedro Lourtie e o Prof. Machado dos Santos. Estarão ainda representadas sete universidades (Universidade Aveiro, Universidade Évora, Universidade Lisboa, Universidade Porto, Universidade Técnica de Lisboa, ISCTE e Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro) e catorze instituições politécnicas (Politécnico de Beja, Politécnico de Bragança, Politécnico do Cávado e Ave, Politécnico de Castelo Branco, Politécnico da Guarda, Politécnico de Leiria, Politécnico de Portalegre, Politécnico do Porto, Politécnico de Setúbal, Politécnico de Tomar, Politécnico de Viana do Castelo, Politécnico de Viseu, Escola Superior Hotelaria Turismo Estoril e Escola Superior Enfermagem Porto).

O programa do Encontro está disponível em http://bolonha.ipcb.pt, e os interessados deverão ainda realizar a sua inscrição através do sítio na internet.

a Página 22-03-2012


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo