Página  >  Notícias  >  Regresso às aulas em segurança

Regresso às aulas em segurança

A Polícia Municipal de Sintra está a desenvolver uma operação especial, junto às escolas do concelho, para detectar e resolver eventuais "pontos negros" que possam gerar insegurança.

"Regresso seguro à escola" é o nome da iniciativa que pretende "assegurar que o arranque de mais um ano lectivo se faça dentro da maior segurança e da melhor forma possível", refere a Polícia Municipal em comunicado.

Segundo aquele órgão local de segurança, para a operação foi constituída uma equipa de dez elementos policiais e não policiais que irá actuar, em permanência, de forma a detectar todos os "pontos negros" que, no perímetro exterior das escolas, sejam potenciadores de insegurança na comunidade escolar.

A sinalização de trânsito deficiente ou mal colocada, ordenamento do estacionamento, Ordenamento do trânsito e circulação rodoviária e detecção de pavimentos deficientes, serão alguns dos pontos em observação no que respeita à garantia de segurança rodoviária.

Na área de prevenção situacional, a Polícia Municipal irá reforçar a iluminação no perímetro escolar e supressão de "áreas escuras", sinalização de edifícios abandonados, logradouros ou terrenos a carecer de limpeza, bem como a incrementação da visibilidade policial junto da comunidade escolar.

Quanto à higiene pública, serão referenciadas deposições de lixos, detectar animais errantes e espaços comuns que carecem de reforço de limpeza.

No que respeita a actividades económicas, as autoridades irão verificar o cumprimento das normas legais nos estabelecimentos comerciais instalados no perímetro escolar, especialmente na venda de tabaco e bebidas alcoólicas a menores de 16 anos.

A equipa da Polícia Municipal irá também estabelecer contactos com os Conselhos Executivos das escolas no sentido de serem recolhidas informações relevantes para o cumprimento da missão a que se propõe.

No concelho de Sintra 50 mil alunos dos 259 estabelecimentos de ensino (público e privados) regressam às aulas em Setembro.

Lusa/ a Página 19-09-2011


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo