Página  >  Notícias  >  Literacia financeira passa a ser avaliada pelo PISA

Literacia financeira passa a ser avaliada pelo PISA

Os conhecimentos financeiros dos jovens de 15 anos vão avaliados pelo programa PISA 2013 (Programme for International Student Assessment) que avalia o desempenho escolar nos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico).

“Este é o primeiro estudo sobre literacia financeira dos jovens realizado em larga escala”, lê-se num comunicado da OCDE, publicado no seu site. Tem por objectivo testar os conhecimentos de finanças pessoais e a capacidade dos jovens para os aplicar no seu quotidiano, seja na gestão de contas bancárias, no uso de cartões multibanco de débito e de crédito, no entendimento do que são os impostos, nas poupanças e em termos dos seus direitos e responsabilidades como consumidores.

Portugal está fora desta nova componente do PISA, que vai estar associada aos testes sobre literacia matemática. Nesta primeira fase os novos testes serão apenas aplicados a 19 países: Albânia, Austrália, Bélgica, Brasil, China, Colômbia, Croácia, República Checa, Estónia, França, Israel, Itália, Letónia, Nova Zelândia, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha e Estados Unidos.

O PISA 2010 analisa testes de 470 mil alunos, dos 33 países da OCDE e 41 Estados ou parceiros económicos. Os alunos participantes são escolhidos de forma aleatória e os testes acontecem a cada três anos, versando a literacia de leitura, matemática científica.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo