Página  >  Edições  >  N.º 89  >  Universidade Racista Revê Regulamento

Universidade Racista Revê Regulamento

(AFP)

A universidade americana Bob Jones, que interdita a frequência de aulas inter-raciais entre estudantes - tendo-se colocado recentemente no centro de uma polémica no âmbito das eleições primárias norte-americanas - anunciou que irá rever os seus regulamentos internos. Bob Jones III, o director desta universidade situada na Carolina do Sul, afirmou no canal televisivo CNN que as regras de funcionamento desta escola de ensino ultra-conservador, serão alvo de reforma, após as críticas que lhe foram dirigidas nas últimas semanas.
O candidato republicano George W. Bush, governador do Texas, foi violentamente criticado pelo seu rival de partido, John McCain, por ter efectuado um comício eleitoral nesta universidade privada, conhecida igualmente pela sua intolerância para com os católicos. "Os estudantes pensam que a interdição se deve ao facto de sermos racistas, mas nós vamos abolir esse regulamento", referiu Bob Jones. A instituição a que preside recusou a matrícula a estudantes negros até 1970 e recusa, ainda hoje, a inscrição de "homossexuais e pessoas adúlteras", encorajando os estudantes a não ver televisão ou filmes que consideram ser uma "fonte de preversão".
George W. Bush, por seu lado, congratulou-se com a medida da direcção, esperando que tal ponha fim à sua polémica visita.

Todos os direitos de reprodução e de representação reservados.
@ 1999 Agence Françe-Presse

sobre @ da Agence France-Presse


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 89
Ano 9, Março 2000

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo