Página  >  Edições  >  N.º 78  >  Ó Raspa!

Ó Raspa!

Reparou? Reparou bem? O objecto cantou! Graças ao Miguel, é claro!
Pois bem. Está interessado em prosseguir as suas aulas de canto por correspondência? Se quiser, então hoje proponho-lhe um novo intervalo. Já sabe que o intervalo musical é a distância que medeia entre dois sons. Por exemplo, se visualizar o teclado de um piano, um intervalo musical é a distância entre duas teclas brancas, entre duas teclas pretas, ou entre uma branca e uma preta, quaisquer que elas sejam. Todavia, a voz (humana) não é capaz de executar todos os intervalos musicais de um instrumento (embora haja por aí uns sobredotados capazes de autênticas acrobacias com a voz - mas, desse tema podemos falar mais tarde).
Quando digo que a voz não é capaz de executar todos os intervalos de um instrumento, refiro-me não só ao aspecto técnico (em que você já é mestre, é claro, depois destes artigos todos, depois destes exercícios todos), mas também ao aspecto auditivo. Sim, porque o ouvido também se treina. Por exemplo, se você se sentar ao piano e percutir uma nota com a mão esquerda, e outra com a mão direita, você executa facilmente essa tarefa; mas, se quiser entoar (cantar) ao mesmo tempo esses dois sons, talvez não seja tão fácil, não é assim?
A propósito, e porque o humor também cá canta, vou contar-lhe uma anedota: "Uma bela noite um sujeito que se dizia entendido em música, foi assistir a um concerto de piano. No final, e para espanto dos seus amigos dirigiu-se ao pianista e perguntou: - muito bem, mas afinal quem ganhou, as brancas ou as pretas?".
Bem, você já não está neste caso. Você tem andado a reconhecer a sua voz, e a conhecer um pouco de técnicas musicais. Por isso, vamos em frente.
Recorde: intervalos pequenos: de 2ª (entre dois sons - duas teclas juntas), de 3ª (com uma tecla de permeio). A ideia consiste, não em cantar as músicas muito conhecidas que lhe proponho, antes em entoar com vogais (para começar o "o" e o "a") o primeiro intervalo musical dessas famosas canções; também lhe sugeri que a táctica que lhe proponho é porque, certamente, você não é possuidor de um instrumento, tendo então de se servir da sua própria memória auditiva.
Lembra-se então daquela, da escola, do "Ó Raspa...?". Pois! Isso! Ora esse intervalo musical que você está a cantar é um intervalo de 4ª. Está a ver a figura? Um intervalo musical entre um dó e um fá.

Nota: Na versão para a internet não são apresentadas as figuras.

Então agora já conhece três intervalos musicais: de 2ª, de 3ª e de 4ª.
Por mim, fico por aqui. E você? Vai cantá-los todos? Espero que sim...
E já que está a tentar aprender a "colocar a sua voz", também pode fazer como o outro: no fim do exercício, pergunte a si próprio quem ganhou, se o de 2ª, o de 3ª ou o de 4ª....
Com uma diferença: é que você já sabe o que faz!

Guilhermino Monteiro
Escola José Macedo Fragateiro / Ovar


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 78
Ano 8, Março 1999

Autoria:

Guilhermino Monteiro
Escola Secundária do Castêlo da Maia
Guilhermino Monteiro
Escola Secundária do Castêlo da Maia

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo