Página  >  Edições  >  N.º 183  >  Militares investigam soldados do Colorado por cinco crimes nos EUA

Militares investigam soldados do Colorado por cinco crimes nos EUA

TRAUMAS DA GUERRA

As forças armadas dos Estados Unidos abriram uma investigação a um grupo de soldados de uma base do Colorado (noroeste). Os soldados estiveram no Iraque e estão a ser associados a cinco assassinatos ocorridos nos últimos 14 meses perto da sua base. Esta investigação partiu de responsáveis do exército que foram pressionados por haver indícios que associam os soldados regressados da guerra aos crimes ocorridos nas redondezas do aquartelamento.
O general Mark Graham, comandante de Fort Carson (centro do Colorado), disse num comunicado que as autoridades militares lançaram uma investigação sobre a possível relação entre os crimes e os membros da 4ª Brigada de Combate no Colorado.
"Nós temos muitos jovens americanos grandiosos no nosso Exército que foram voluntários para servir em tempos de guerra, quase todos são grandes cidadãos", disse Graham. "No entanto, também nós estamos muito preocupados com estes actos horríveis", apontou o general.
O senador Salazar exigiu que o Exército estabelecesse se aos soldados que prestaram serviço no Iraque foram diagnosticados problemas psicológicos.
Segundo um estudo publicado no mês de Abril do ano passado, pelo instituto RAND, cerca de 300.000 dos 1,6 milhão de soldados americanos que haviam participado até então nas guerras do Iraque e do Afeganistão desde 2001, sofrem com stress pós-traumático e depressão.

AFP


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 183
Ano 17, Novembro 2008

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo