Página  >  Edições  >  N.º 164  >  Montra

Montra
Educação Não Escolar de Adultos
Iniciativas de Educação e Formação em Contexto Associativo
Licínio C. Lima (Org.) / pp. 254
Universidade do Minho
Unidade de Educação de Adultos

O livro resulta de trabalhos conduzidos em Portugal, a partir de finais de 1997, sobre iniciativas de educação de adultos, de tipo não-escolar, realizadas em contextos associativos. Diferentes projectos foram postos em pratica, recorreu-se a variadas metodologias de investigação e também de intervenção, com particular incidência nos distritos de Braga e Viana de Castelo. Este capital de experiência e de conhecimento produzido em torno das relações entre educação de adultos e associativismo local e comunitário, que deu origem à publicação de numerosos trabalhos no pais e no estrangeiro (...). (Retirado do Prefácio)

Unidade de Educação de Adultos: Percursos e Testemunhos
Rui Viera de Castro, Amélia Vitória Sancho, Paula Guimarães (Org.)
Universidade do Minho
Unidade de Educação de Adultos

Adult Education new routes in a new landscape
Rui Viera de Castro, Amélia Vitória Sancho, Paula Guimarães (Org.)
Universidade do Minho
Unidade de Educação de Adultos

A Alice que não foi ao Pais das Maravilhas
Leitura Critica na sala de aula
Marly Amarilha / pp. 150
Editora Vozes

"Nós somos aquilo que lemos e lemos aquilo que somos, Gabriel Perissé (in Leitor Criativo) A cada artigo presente neste livro estamos perante um estudo realizado por uma equipe de investigadores brasileiros sobre o ensino da leitura e da literatura na sala de aula, o papel desafiador do professo e as respostas estimulantes que os alunos podem dar à experiência de ler ficção. Cada artigo estabelece uma relação entre o conhecimento académico e a prática quotidiana na sala de aula, evidenciando a importância da ponte entre a pesquisa e a acção do professor.

Conceitos de Educação em Paulo Freire
Maria Lúcia Marcondes Carvalho Vasconcelos
Regina Helena Pires de Brito / pp. 196
Editora Vozes

Esta obra trata-se de um glossário que tem por definições os conceitos e pensamentos de Paulo Freire. É coerente e eminentemente freireano. Foi elaborado dentro do rigor científico, ético e politico, as suas autoras não esqueceram um dos princípios básicos da teoria de Paulo, o de que o saber e a busca do saber mais se fazem na triangulação do dialogo amoroso.

Revista Lusófona de Educação 2006/08
Vários autores /pp. 210
Edições Universitárias Lusófonas

Esta edição da Revista Lusófona de Educação conta com os seguintes artigos: Globalização e identidades educativas (José Augusto Pacheco e Nancy Pereira); Ética Ambiental e Educação nos novos contextos da Ecologia Humana (Maria Lencastre); Quais os contributos da Antropologia para a compreensão das situações de deficiência? (Charles Gardou); Da integração à inclusão escolar: cruzando perspectivas e conceitos (Isabel Sanches e António Teodoro); O dever de casa como politica educacional e objecto de pesquisa (Maria Eulina Carvalho); Os manuais escolares, a construção de saberes e a autonomia dos alunos. Auscultação a alunos e professores (Esmeralda Maria Santo); Conflito docente no Brasil e manifestações sindicais: natureza e significados (Dalila Oliveira, Savana Melo); As Universidades Populares. Contexto e desenvolvimento de programas de formação de pessoas adultas (Agustin Osório).

Teresa e Outras Histórias
Isabel Bruma /pp. 123
Papiroeditora

"Nos recônditos da alma das diferentes personagens que compõem este livro, o ar, embora pesado, é rarefeito, e o tempo escorre como areia grossa numa ampulheta fina, como se de repente, num olhar introspectivo, quase se alcançasse a certeza unívoca de que não há qualquer saída possível para as angústias existenciais de cada ser que se move ao longo de cada diege, quase sempre em espaço rural (europeu ou não), tentando fugir à desolação humana, escapar a uma intimidade devassada . Mas não haverá mesmo qualquer hipótese de evasão, de redenção?" (Retirado do Prefácio de Adriano Basto)

O outro lado do Mar
Isabel Bruma/ Ilustrações de Isabel Alves / pp. 79
A Folha Cultural

"Isabel toda a vida cresceu à beira-mar, embalada pelo cântico do mar e dominando os segredos da natureza. Um dia, uma estranha embarcação vem encalhar na sua praia, trazendo uma personagem misteriosa que lhe vai contar histórias de terras que ficam do outro lado do mar..." Partindo de uma delicada narrativa, com uma linguagem simples, a autora consegue promover uma atitude de compreensão pela diversidade cultural enquanto conduz os jovens leitores por uma longa e atribulada viagem ilustrada.


Entre a História e a Vida
A Teoria da História em Ortega y Gasset
António Horta Fernandes / pp.481
Edições Cosmos

José Ortega y Gasset viveu em Portugal de 1942 a 1946. Deu aulas num importante curso sobre Razão Histórica na Faculdade de Letras de Lisboa (1944) e manteve residência em Lisboa até à sua morte, ocorrida a 1955, Madrid. Ainda assim, não é um filosofo muito conhecido, nem estudado no nosso pais. (...) "Nesse sentido importa resgatar o humanismo liberal que sobressai da reflexão e também da actuação pública de Ortega y Gasset, quando se pretende redefinir uma hermenêutica da história em instância humanista, certamente refeita de ingenuidades do passado, mas cientes de que os poderosíssimos e porventura legítimos argumentos de um anti-humanismo já secular não são nem nunca foram a última palavra sobre o homem na história."

  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 164
Ano 16, Fevereiro 2007

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo