Página  >  Edições  >  N.º 110  >  Maceió

Maceió

Alô pessoal:

Depois de Mérida, no México, e de Iquique, no Chile, é a vez de Maceió, aqui no Brasil, tornar-se a terceira capital Americana da Cultura. Com ela, pretende-se intensificar as relações culturais entre os povos americanos, projectar a cultura nos demais continentes e realçar o património cultural americano, respeitando as suas diversidades nacionais e regionais. Em 2003, foram eleitas as cidades de Curitiba, também no Brasil, e a Cidade do Panamá, capital da República com o mesmo nome.
Maceió é uma cidade que se destaca pela sua beleza natural e pelos seus monumentos históricos. Capital do Estado de Alagoas, está situada a uma altitude de 16 metros acima do nível do mar e tem uma população de 750.000 habitantes, que triplica durante o período de férias.
Durante o século XVII, os navios portugueses começaram a atracar no local que posteriormente seria Maceió, a qual recebeu o título de cidade em 1815, tendo sido designada capital de Alagoas em 1839.
Maceió possui um conjunto arquitetónico notável, além de uma completa infra-estrutura turística. Destacam-se o Palácio Floriano Peixoto (1893); Palácio da Associação Comercial (1923), em estilo neoclássico; Palácio do Barão de Jaraguá, erigido durante o século XIX e que actualmente é a sede da Biblioteca Central; Teatro Deodoro (1905); Edifício da Assembleia Legislativa (1850); Centro de Ciências Biológicas (1891) e o conjunto arquitetónico do bairro de Jaraguá. Quanto à sua arquitetura religiosa, destacam-se a Catedral Metropolitana (1821) e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (1836).
O artesanato de Maceió é rico e variado, sendo um dos grandes atractivos para os turistas que visitam a cidade. Os trabalhos em renda e bordados, de palha, de madeira e cerâmica, chamam a atenção pela sua beleza e riqueza em detalhes.
Esperamos contar com a vossa visita!


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 110
Ano 11, Março 2002

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo