Página  >  Edições  >  N.º 109  >  Nota da Redacção

Nota da Redacção

A pergunta foi retirada do Relatório Preparatório "A Educação Pré-Escolar e os Cuidados para a Infância em Portugal (pp. 75; secção V, Conclusão), da responsabilidade do Departamento da Educação Básica, actualizado em Março de 2000, onde se pode ler: "O grande objectivo será o de elevar, até ao ano 2000, a oferta global de educação pré-escolar de modo a abranger 90% das crianças de 5 anos".

Não fazendo qualquer referência aos escalões etários dos 3 e 4 anos, inferiu-se, erradamente, que o escalão etário dos cinco anos funcionasse como um "tecto" da taxa de pré-escolarização a alcançar pelo governo socialista (que, aliás, segundo a tabela enviada não atinge ainda os 75%). A própria professora Emília Vilarinho também assim o terá entendido, já que dirige a resposta nesse sentido.

Quanto aos números adiantados por Emília Vilarinho relativamente às crianças captadas pela rede privada e solidária - mais cerca de 15 mil do que a rede pública - a afirmação, tal como refere o leitor, não só é ressalvada, como parte de dados estatísticos adiantados por um outro órgão de comunicação social, que cita números do DAPP/ME.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 109
Ano 10, Fevereiro 2002

Autoria:

Ricardo Jorge Costa
Jornalista do Jornal A Página da Educação
Ricardo Jorge Costa
Jornalista do Jornal A Página da Educação

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo