Página  >  Edições  >  -  >  ENDA Discute Formação de Professores

ENDA Discute Formação de Professores

Em Junho foi também marcado por mais um Encontro Nacional de Dirigentes Associativos (ENDA), que deste vez se realizou no Porto. A maioria das associações da Académica de Lisboa (AAL) não concordou com a data do encontro e recusou-se a apresentar propostas, daí que tenham sido a Federação Académica do Porto (FAP) e a Associação Académica de Coimbra (AAC) as protagonistas em matéria de contributos para discussão e aprovação.

Além de reivindicarem menos propinas, mais acção social, mais "estudante elegível" e mais qualidade do ensino superior e de criticarem o conceito de "estudante deslocado", por estar "desfasado da realidade", a FAP teve o sentido de oportunidade de apresentar um documento sobre a formação de professores.

Nesta proposta, as associações que compõem esta federação defendem a obrigatoriedade de se complementar a formação inicial dos professores com uma formação contínua, não desprezando, inclusivamente, uma alteração à Lei de Bases do Sistema Educativo que torne a "formação contínua não só um direito como um dever".

Os estudantes defenderam ainda a clarificação do sistema de avaliação do desempenho dos professores, enquanto "instrumento valioso na garantia da qualidade do ensino" e exigiram que só possa leccionar num determinado ciclo do ensino básico ou no secundário quem realmente tiver competências para tal.

Nesse documento, a FAP diz concordar com a atribuição de licenciaturas pelos politécnicos, mas adianta que deveriam ser estabelecidos na lei os pré-requisitos que qualquer instituição (universitária ou politécnico, público ou privado) tem de cumprir para formar professores do ensino básico.

Em alternativa, propõem a apresentação dos requisitos em forma de projecto de lei e defendem que estes devem "incluir estrutura curricular, instalações, equipamentos, pessoal docente (em exclusividade de funções) e não docente.

Luísa Melo


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Autoria:

Luísa Melo
Jornalista
Luísa Melo
Jornalista

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo