Página  >  Edições  >  N.º 91  >  Tecnologias de informação: Um Sector em Crescimento

Tecnologias de informação: Um Sector em Crescimento

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) estão a afectar o tipo de crescimento económico e o uso que as pessoas fazem do seu tempo, revela um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE), divulgado em Março.
Intitulado "Information Technology Outlook 2000", o documento sublinha que o crescimento das TIC tem vindo a aumentar nos países da OCDE (mais de 80% da produção mundial), tendo as despesas nesta área atingido, em média, os 7% do produto interno bruto (PIB) desses países ? os EUA lideram esse crescimento, com 36% do total.
Do lado da oferta, o rápido crescimento desta indústria prende-se com o desenvolvimento e a constante apresentação de novos produtos, devido ao investimento em investigação e desenvolvimento de projectos, bem como à concentração de capitais para investir nas TIC. Do lado da procura, o declínio de custos dos equipamentos e a liberalização dos mercados, são os principais factores de crescimento ? a difusão de computadores pessoais tem vindo a aumentar nos países da OCDE, embora 60% dos equipamentos instalados ainda pertençam a sectores governamentais e de negócios.
Segundo aquela organização, um factor que poderá inibir o uso e difusão das TIC é a falta de recursos humanos especializados nesta área, pelo que os governos deverão ter em conta a aposta na formação. Outro papel essencial dos governos é testar e usar as novas tecnologias, de forma a demonstrar a sua funcionalidade e fiabilidade.
Ainda segundo o relatório, a orientação das políticas no campo das TIC evoluiu da protecção à indústria tradicional (início dos anos 90) para se centrar agora na distribuição das novas tecnologias e na promoção da sua aceitação social, contribuindo para diminuir receios como a falta de segurança e privacidade.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 91
Ano 9, Maio 2000

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo