Página  >  Edições  >  N.º 88  >  Bowie, Brasil e Buñuel - FANTAS?2000 barra 3B

Bowie, Brasil e Buñuel - FANTAS?2000 barra 3B

Para lá da óbvia importância das secções competitivas, o XX Festival Internacional de Cinema do Porto (Fantasporto) deverá ficar registado nos anais do certame pela qualidade e diversidade das retrospectivas em programa.
Desde logo, David Bowie: um especial que inclui, em antestreia nacional e a concurso, a sua mais recente ascensão aos palcos da Sétima Arte ? "Exhuming Mr. Rice", de Nick Kendall ?, um documentário inédito sobre a sua carreira (produzido pela BBC), bem como a exibição dos seus vídeos e as suas principais interpretações cinematográficas ? desde o recente "Basquiat" ao iniciático "The Hunger", onde contracena com Catherine Deneuve e Susan Sarandon, no que foi o seu primeiro papel em cinema ?, fazem do ?Camaleão? o prato-forte do Fantasporto?2000.
Como ?sobremesa?, será servida uma retrospectiva de Luis Buñuel. Em colaboração com os institutos Francês do Porto e Jean Vigo (de Perpignan), o Fantas exibirá 10 filmes, com particular relevo para o ?período francês? do realizador ? destaque para a exibição de "Les Hurdes", nunca visto em Portugal.
Finalmente, o Brasil. Associando-se às celebrações dos 500 anos da descoberta do Brasil, o Fantas traz ao Porto uma mostra dedicada a dois dos maiores cineastas brasileiros de sempre ? Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos (que estará presente) ?, complementada com a exibição de alguns dos melhores filmes de mais recente produção, entre os quais dois de Carla Camurati e uma série dedicada a Mojica Marins.
Mas, no ano em que se celebra o vigésimo aniversário do festival, a organização considerou que "seria imperdoável não permitir aos novos fãs a possibilidade de verem, ou reverem, alguns dos filmes que se transformaram em obras de culto ou que, por motivos diversos, nunca encontraram distribuição comercial em Portugal".
Assim, e numa retrospectiva alargada, serão exibidos filmes de, entre outros: David Fincher ("Seven", Grande Prémio Fantas?96), Ivan Cardoso ("O Escorpião Escarlate", Prémio Especial do Júri, 98), Vincent Ward ("O Navegador", Prémio do Público em 89), John McNaughton ("Henry - Retrato de um Assassino", Grande Prémio em 91), Guillermo del Toro ("Cronos", Grande Prémio em 94), Danny Boyle ("Shalow Grave - Pequenos Crimes entre Amigos", (Grande Prémio em 95).
"La Madre Muerta", de Juanma Bajo Ulloa ? vencedor dos prémios Melhor Realizador, Melhor Actor e do Público, em 1995 ?, "Blade Runner" (Ridley Scott, 1983) e "Matador" (Pedro Almodóvar, Melhor Realizador em 1987), são outras das propostas desta retrospectiva, que não esquece filmes portugueses como "Os Abismos da Meia Noite" (António de Macedo) e "O Anjo da Guarda", de Margarida Gil, distinguido com uma menção de Melhor Actriz na edição anterior.
O Fantasporto?2000 decorrerá entre 18 de Fevereiro e 8 de Março em oito salas do Grande Porto, num total de cerca de 400 sessões.
Como habitualmente, o centro nevrálgico do festival será o Rivoli Teatro Municipal, onde terão lugar as sessões oficiais de abertura (25 de Fevereiro) e de encerramento e entrega de prémios (4 de Março) e serão exibidos os filmes em competição nas secções Cinema Fantástico e Semana dos Realizadores (Grande Auditório) e FantÁsia (Pequeno Auditório).
No Coliseu, as tardes são dedicadas ao público estudantil, com programas de temática diversa em torno dos grandes heróis do Cinema; e em duas noites haverá lugar a maratonas cinematográficas ("Gritos" e "Odisseia 2000").
Entretanto, e como aconteceu no ano passado, o festival ocupará três salas do AMC-Arrábida, garantindo a muitos espectadores a possibilidade de assistirem, em condições de qualidade superior, à projecção de alguns filmes inseridos na secção de Cinema Fantástico, às retrospectivas do festival e à recuperação de filmes exibidos em anteriores edições e que não tiveram posterior circulação comercial em Portugal. Central Shopping e Auditório do Instituto Francês do Porto, são as outras salas do Festival.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 88
Ano 8, Fevereiro 2000

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo