Página  >  Edições  >  N.º 81  >  Aconteceu / Vai Acontecer

Aconteceu / Vai Acontecer

Aconteceu


Quem viu rostos...

Um grupo de estagiários da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)promoveu uma exposição subordinada ao tema "Ciganos e Outros Rostos da Nossa Gente", na Escola 1.2 de São João de Deus (Areosa - Porto). Nesta mostra esteve patente um trabalho de fotografias da comunidade educativa do bairro daquela escola.
Colaboraram também nesta exposição a União Romani, a Associação Viquingues, e o Projecto de Luta Contra a Pobreza.


Cantada da liberdade

A Escola Básica 1,2 de Vila Praia de Âncora realizou, dias 26 e 27 de Maio, a Cantata - um espectáculo no qual participaram 250 crianças (do Pré-Escolar, do 1º, 2º, e 3º Ciclos) -, no Pavilhão Gimnodesportivo daquela localidade. "25 Anos a Cantar a Liberdade" foi o nome dado à iniciativa


Agricultura biológica

O Mercado Ferreira Borges (Porto) foi o local escolhido para a primeira Feira de Agricultura Biológica realizada, entre 28 a 30 de Maio, nesta cidade. A mostra foi organizada pelo Instituto para o Desenvolvimento Agrário da Região Norte (IDARN) e pela Associação Portuguesa da Agricultura Biológica (Agrobio). A iniciativa contou ainda com o apoio e a presença de várias entidades e instituições: Câmara Municipal do Porto; Parque Nacional da Peneda Gerês; Direcção Regional de Agricultura de Entre Douro e Minho; e Socert (organismo responsável pela certificação dos produtos e pela fiscalização dos solos).

No certame decorreram várias iniciativas - "stands" de alimentos e de outros artigos naturais, acções pedagógicas sobre hortas biológicas, "ateliers" sobre papel reciclado, palestras acerca das iniciativas agrícolas Comunitárias, e um desfile de moda artesanal -, com o objectivo de promover a consciência, a começar pelos mais pequenos até à sociedade portuguesa em geral, para a preservação do solo e do meio ambiente e a favor do respeito pela saúde do consumidor, através de uma forma alternativa de agricultura não poluente - a qual em Portugal representa pouco mais de cinco por cento do total de campos cultivados.

 

Vai acontecer


Rota de transumância

A Escola Superior Agrária (Instituto Politécnico de Viseu) e a Associação para a Defesa da Cultura Arouquense, realizam, dia 18, um colóquio sobre "uma prática milenar com origem nos tempos pré-históricos, em toda a Península". Intitulado "Montemuro - a Última Rota de Transumância", o objectivo deste debate é abordar a temática numa perspectiva interdisciplinar, em especial para debater o presente e os desafios do futuro. Por outras palavras, esta palestra visa discutir o problema da possibilidade de extinção no virar do século.


Caminhos do património

Até 16 de Junho, está patente ao público, no Edifício do Aljube do Porto - Largo 1º de Dezembro, à Batalha - a exposição 'Caminhos do Património', que pretende mostrar como é que a Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) tem tratado da saúde e valorizado o nosso património arquitectónico, desde 1929 até aos dias de hoje.
Organizada em seis núcleos temáticos, a exposição documenta a herança e o nascimento da DGEMN, as intervenções realizadas no espaço monumental português, a arquitectura do século XX, as pousadas e monumentos, os métodos e as tecnologias utilizadas, e as intervenções actuais. Pretende-se, deste modo, "dar conta dos contributos de ordem técnica, social e cultural decisivos para a História do Património Arquitectónico Português".
Do Porto, os 'Caminhos do Património' partem para Coimbra (Igreja de S. Tiago: de 23 de Junho a 16 de Julho), Évora (Celeiro da EPAC: 23 de Julho a 18 de Agosto), Lisboa (Praça do Comércio: 25 de Agosto a 30 de Setembro) e Paris (Centro Cultural Calouste Gulbenkian: 13 de Outubro a 5 de Novembro).


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 81
Ano 8, Junho 1999

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo