Página  >  Edições  >  N.º 75  >  Alguns palcos

Alguns palcos

Alguns palcos

Marionetas no Porto

Até ao dia 13 de Dezembro, grande parte dos palcos disponíveis na Cidade Invicta estarão ocupados com a 'bonecada' do VIII Festival Internacional de Marionetas do Porto. Rivoli Teatro Municipal, Auditório Nacional Carlos Alberto, Balletteatro Auditório, Casa das Artes, Sá da Bandeira, Teatro de Belomonte e Teatro Nacional S. João, em conjunto, recebem 26 criações de artistas/companhias oriundos de 10 países. Aguardados com particular expectativa, são os espectáculos da Companhia Philippe Genty («Dédalo», França), Colectivo Forman («Ópera Barroca», República Checa), Théâtre de La Mezzanine («La Transhumance des Riens», França) e da dupla Schuster/Paska («Dieu! God Mother Radio», França/EUA).

Teatro Rivoli

Evocação de Manoel de Oliveira - "há casos especiais em que um programa não precisa realmente de apresentação" -, por ocasião do 90º aniversário do cineasta português mais reconhecido internacionalmente (de 11 a 17); semana gastronómica da Madeira (de 13 a 20); compositores portugueses do século XX interpretados pelo violoncelista José Pereira de Sousa e pelo pianista Álvaro Teixeira Lopes (dia 20, "Concerto de Domingo"); concerto inédito de José Mário Branco e Jean Sommer, "tecido à volta de uma amizade de muitos anos" (dia 22) - quatro bons motivos para não deixar de consultar a programação do Rivoli Teatro Municipal, no Porto.

Residentes do Maria Vitória

«A Sandália dos Sonhos», de Ana Paula Pereira, com encenação de Carlos Martins da Fonseca, é a mais recente produção do Pequeno Teatro, uma companhia ancorada no Teatro Maria Vitória (Lisboa) e vocacionada para a realização de espectáculos teatrais de cariz didáctico.
De acordo com o encenador, «A Sandália ...», vocacionada para crianças dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, representa "um momento em que a magia nos faz acreditar que os sonhos, muitas das vezes, por serem tão generosos, nos ensinam que os nobres sentimentos são baluartes para a salvaguarda da esperança de que é sempre possível renovar no coração do homem-livre a ideia de que o dia de amanhã trará ao Universo a paz necessária para que a construção de um mundo nova não seja uma ideia simplesmente vaga".
Para os mais curiosos na matéria, refira-se que o Pequeno Teatro entra em digressão nacional logo no início do próximo ano. Faro (12 a 15 de Janeiro), Tavira (19), Lagos 20 a 22), Évora (26 a 28), Porto (2 a 5 de Fevereiro), Aveiro (23 a 26), Coimbra (2 a 5 de Março), Leiria (9 a 11), Viseu (16 a 19), Santarém (20 a 23 de Abril) e Braga (27 a 30), são as localidades e datas já agendadas.
Marcações para estas e outras datas podem ser feitas directamente para o Pequeno Teatro, por telefone (386 16 26, 387 04 17 e 887 21 51) ou fax (386 16 37) da rede de Lisboa. Para além de «A Sandália ...», estão disponíveis a «Ode Marítima», de Fernando Pessoa, «Frei Luís de Sousa», de Almeida Garrett, e dois blocos vicentinos: «Pranto de Maria Parda» e «Auto da Índia» (Bloco 1) e «Farsa de Inês Pereira» e «Auto da Barca do Inferno» (Bloco 2).


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 75
Ano 7, Dezembro 1998

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo