Página  >  Edições  >  N.º 75  >  À Comunidade Escolar da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

À Comunidade Escolar da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Ao Público em Geral

Os Professores da FBAUP, abaixo assinados, face à situação vivida na Faculdade nos últimos meses, entendem tornar pública a sua posição.

1. Através de numerosos comunicados, informações, etc., com divulgação mediática, relativas à vida na Faculdade, um grupo de alunos, que se identifica com a Direcção da Associação de Estudantes, vem criando uma imagem pública desta Faculdade que não corresponde de todo à situação efectivamente vivida e que só tem projectado uma visão, negativa e destruidora, que não é também correspondente à realidade.

2. Este fim tem sido tentado através da encenação e dramatização de crises artificiais e de acções espectaculares, tais como o encerramento da Faculdade, com a colocação de correntes e cadeados; arrombamentos e assaltos da Faculdade, nomeadamente da Secretaria, com furto de documentação; intimidação de colegas e de funcionários; vandalização das tarefas e equipamento da instituição.

3. Estas atitudes, tomadas embora em nome dos interesses de todos os estudantes, não corresponderam de todo, à vontade da maioria destes e muito menos da comunidade escolar.

4. Igualmente, tais atitudes têm sido tomadas com a pretensão de denunciar problemas concretos da Faculdade - administrativos, económicos, de projecto, etc. - mas na ignorância da sua real gravidade, bem como da disponibilidade efectiva da maioria dos professores e órgãos de gestão da escola para os tentar resolver, fugindo assim a uma desejável atitude construtiva.

5. Muitas dessas denúncias, nomeadamente, as que foram feitas através de um alegado "Dossier de Irregularidades", proferem afirmações falsas e insinuações provocatórias (que raiam o insulto pessoal), servindo apenas para a sustentação de um clima de mal estar, que perturba a vida diária da instituição, com nítida desmoralização, desgaste e desmotivação da generalidade dos membros desta comunidade escolar.

6. Na ignorância dos reais problemas e dos trâmites para a sua resolução, esse grupo tem agido unilateralmente, uma vez que a Associação de Estudantes é um organismo associativo autónomo e não pode querer substituir-se aos órgãos de gestão legitimamente criados, como sede de discussão e resolução das questões pedagógicas, científicas e administrativas da FBAUP.

7. De facto, os problemas reais e estruturais desta Escola, específicos do ensino e da actividade artística, assumem, na actualidade (e não só neste País) uma complexidade e profundidade que não se compadecem com atitudes meramente demagógicas, embora, digamos, espectaculares ou mediáticas. Por outro lado, exigem uma ética de discussão de que não se encontram sequer vestígios na profusão de documentos, comunicados, dossiers, memorandos, abaixo-assinados, notícias, cartas, faxes, placards, pichagens, grafitos, assaltos, furtos, difamações e impedimentos do normal funcionamento da Escola, que se têm multiplicado nos últimos meses.

8. De facto, nunca foram adiantados pela Direcção da Associação de Estudantes quaisquer considerações, sugestões ou propostas que revelassem a existência de qualquer projecto para esta Escola. É para este vazio, para este vácuo, para esta nulidade, que vimos chamar a atenção, precisamente porque nos empenhamos na resolução dos reais problemas desta Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Angelo de Sousa
Rui Mendonça
Rui Pimentel
Mário Bismarck
Maria José Goulão
Fernando Pinto Coelho
Álvaro Cancela Meireles
José Carlos de Paiva e Silva
Augusto da Eira
João Lima de Athayde e Melo
Bernardo Pinto de Almeida
Carlos Carreiro
Rui Anahory
António Quadros Ferreira
Fernando Amaral da Cunha
João Humberto
Laureano Pinto Guedes
Maria José Aguiar
Carlos Barreira
Lúcia Almeida Matos
Carlos Marques
Joaquim Machado
Mário Américo
Adriano Nazareth
António Queirós
Rui Santos
António Modesto
Júlio Dolbeth
Cláudia Amandi
Maria Graciela Machado
Jaime Miranda Azinheira
Jorge Afonso
Antero Ferreira
Luisa Ribas
Miguel Carvalhais
Jorge Ulisses
João Cruz
José Manuel Tabuada
Victor Costa
Victor Pedro Rocha
Baltazar Torres
Manuel Cartacho Durão
Artur Moreira
Dario Alves
João Aquino
Vitor Martins
Adelino Felgueiras
Adriano Rangel
Paula Soares
Rodrigo Cabral
Moura Pacheco
Domingos Pinho
Pedro Gois
Francisco Laranjo
Augusto Canedo
Beatriz Alçada
Eduardo Batarda
António Pascoal
Manuel Dias
João Barata Feyo
Mário Moutinho
Lucena Sampaio
Álvaro Lapa
Paulo Frade
Manuel Casal Aguiar


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 75
Ano 7, Dezembro 1998

Autoria:

Professores da FBAUP

Professores da FBAUP

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo