Página  >  Edições  >  N.º 73  >  Intrigas do Bruxo Leante - A Revelação

Intrigas do Bruxo Leante - A Revelação

O Bruxo Leante desconfia da doença do ministro da Agricultura que se demitiu há dias. Um homem que resistiu a uma mioleira de vaca quando as vacas andavam loucas não é pessoa para se deixar ir abaixo pela pressão de meia dúzia de labregos. O Bruxo Leante diz que os ministros são rijos e que aquela crise cardíaca do ex-ministro da Agricultura parece encomendada.
Os argumentos do Bruxo Leante são difíceis de rebater. O bruxo lembra que até a drª Dona Maria de Belém Roseira, aparentemente mais frágil do que o engº Gomes da Silva, está bem de saúde. "Foi ela quem o disse, em Braga, ao desmentir qualquer cansaço e ao revelar como é estimulante dirigir o ministério que dirigeí, atira o Bruxo Leante.
"A ministra da Saúde - diz o bruxo - está aí para durar e lavar e já foi convidada pelo senhor engenheiro, nosso primeiro, para o próximo Governoí. Este facto, inquestionável, pois foi revelado pela própria e confirmado pelo senhor engenheiro, merece um comentário algo depreciativo por parte da Aurea Mediócritas. Para a mulher do Bruxo Leante, "tudo isto comprovará que os ministros não se medem aos palmos, e que Dona Maria de Belém, apesar de pequenina, é rija como um pero e não apenas por força da laca com que parece armar o cabelo".
Língua mais viperina e intriguista do que a da Áurea Mediocritas não há. Ainda é pior do que a do Bruxo Leante. Há dias, mal soube que o substituto do ministro adoentado seria o secretário de Estado da Agricultura, a Aurea Mediocritas perguntou ao bruxo se o senhor engenheiro também escolheria um dos secretários de Estado do Ministério da Educação caso tivesse de substituir o Grilo?
"Havia de ser bom e bonito. Ana Benavente ou Guilherme d'Oliveira Martins? Cá para mim, nem um nem outro, nem o outro secretário de Estado que poucos sabem como se chama. Cá para mim ele escolheria o Veiga Simão. Sempre tem mais experiência do cargo", disse ela, com o ar mais inocente desta vida.
Já não sei se o Bruxo Leante chegou a responder à mulher. Só sei que ele, nestes últimos dias, tem andado distraído e obsecado com aquilo que considera ser uma súbita revelação. Para ele, o admirável facto de um homem tão delicado e tão sensível como o prof. dr. Marçal Grilo resistir num ministério que está cheio de problemas e a ser alvo de muitas pressões exteriores só pode ser obra de Deus.

João Rita


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 73
Ano 7, Outubro 1998

Autoria:

João Rita
Jornalista, Porto
João Rita
Jornalista, Porto

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo