Página  >  Edições  >  N.º 73  >  Notícias

Notícias

Imagens da velha escola

«A Escola Primária entre a Imagem e a Memória» é a designação de um seminário que decorrerá na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto, nos dias 27 e 28 de Novembro.
Dividido em quatro painéis - "O Museu e a Cidade", "Práticas Educacionais e Objectos Museológicos", "Os Filtros da Memória", "O Museu e a Informação" -, o seminário tem como objectivo a discussão pública do projecto de criação do futuro Museu da Escola Primária, uma iniciativa de um grupo de investigadores ligados à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), em parceria com o Pelouro da Educação da Câmara Municipal do Porto e com o apoio da Direcção Regional de Educação do Norte, no âmbito do projecto «Para um Museu Vivo da Escola Primária».
De acordo com os responsáveis do projecto, o museu "propõe-se a preservar a memória do que foi, como funcionou e o que transmitiu a Escola Primária portuguesa", conhecer os sentimentos dos alunos em relação à escola, estudar a importância dos professores de instrução primária em prol da instrução popular e possibilitar "o tratamento dos objectos e informações recolhidas", devolvendo-os à comunidade "como memória viva".
Nesta perspectiva, na programação provisória estão previstas conferências de Maria João Vasconcelos ("Breve informação sobre os museus da cidade"), Rogério Fernandes ("Necessidade de um museu de educação"), Margarida Felgueiras e Leonor Soares ("Para um museu vivo da escola primária"), Manuela Malpique ("A vida e as suas histórias"), Ana Maria Azevedo ("O centro de documentação ao serviço do museu, da investigação e do público"), Frank Simon ("Inventariar a memória educativa na Flandres") e Hernandez Díaz ("Os museus da educação em Espanha").
O custo de participação é de 6 mil escudos e inclui dois almoços. O prazo das inscrições termina no final de Outubro, mas o número de participantes é limitado. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 56 08 05, da rede do Porto.

Ser cidadão no Marco

Recentemente criada, com o objectivo de "desenvolver actividades que promovam o desenvolvimento e o bom nome" do concelho, a Associação dos Amigos do Marco de Canaveses vai levar a efeito um ciclo de colóquios subordinados à temática da cidadania. A iniciativa está marcada para o mês de Outubro e ocupará três sábados.
Assim, já no próximo dia 10, terá lugar um jantar-debate em que intervirão o vice-presidente do Tribunal Constitucional, Luís Nunes de Almeida, e o vice-Governador Civil do Porto, Raúl de Brito - «Os Direitos dos Cidadãos» são pretexto para uma bem regional arrozada de forno com anho assado e verde tinto (complexo turístico da Torre de Nevões, às 20 horas); os interessados poderão inscrever-se (3 mil escudos) através do telefone 02/510 48 14 (João Baptista Magalhães).
«Cidadania, Urbanismo e Qualidade de Vida» é o tema do colóquio seguinte (dia 17, às 17 horas), sendo intervenientes o Governador Civil de Braga, Pedro Bacelar de Vasconcelos, o arquitecto Ricardo Sá Carneiro e um membro da associação ambientalista Quercus. Finalmente, no dia 24, também às 17 horas, o jurista Garcia Pereira e os deputados Francisco Assis (PS) e Rui Rio (PSD) falarão sobre «Cidadania e Democracia» - em princípio, estes dois últimos colóquios realizar-se-ão no auditório da Câmara Municipal marcoense.

Ambiente em Matosinhos

Uma comunicação sobre o Rio Douro, proferida por Bordalo e Sá, assinalou, no passado dia 1 de Outubro, o início do segundo ciclo de colóquios promovido pelo Centro de Educação Ambiental de Matosinhos (CEAM). Trata-se de uma iniciativa que pretende "apresentar temas de actualidade e importância inquestionável", garantindo "a utilização de um discurso acessível, uma vez que é entendido que os colóquios, sendo destinados especialmente a professores, procuram abarcar todos os níveis e disciplinas do ensino".
Sob o lema «Ambiente e Educação: Os Desafios da Interacção Urgente», o ciclo prolonga-se até Março do próximo ano e inclui comunicações sobre os seguintes temas: "Agroecossistemas" (Manuel Fernandes, 29 de Outubro); "Ambiente Urbano" (Ana Monteiro, 26 de Novembro); "Tráfico de Animais e Plantas" (João Loureiro, 21 de Janeiro), "Áreas Protegidas de Portugal" (Carlos Guerra, 25 de Fevereiro); "Rede Natura 2000: Portugal e a Europa" (Conceição Bernardes, 25 de Março).
Os colóquios realizam-se às quintas-feiras (17h30), na sede do CEAM, à Rua França Júnior, e, após a intervenção dos especialistas convidados, um responsável do centro enquadra a temática apresentada no contexto ambiental, propondo parâmetros de reflexão e debate. Aos participantes nos colóquios, o CEAM entregará material informativo adequado, roteiros de actividades e certificados de participação. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone 937 55 15 (rede do Porto).

Corrida contra o bloqueio

Aproveitando a realização da VIII Cimeira Iberoamericana, que trará ao Porto diversos chefes de Estado e de Governo, a Associação de Amizade Portugal-Cuba e a Comissão Regional do Porto contra o Bloqueio e de Solidariedade com o Povo de Cuba promovem, no dia 18, Domingo, a partir das 11 horas, uma prova de atletismo denominada «Corrida Contra o Bloqueio».
De acordo com o regulamento, a prova é aberta a todos os indivíduos maiores de 16 anos, federados ou não, correndo a título individual ou em representação de clubes, associações, sindicatos, empresas ou outras organizações representativas; de acordo com o Decreto-Lei nº 146/93, todos os atletas não federados estarão cobertos por seguro obrigatório.
A partida será dada na Avenida da Boavista, junto ao Parque da Cidade, e os atletas cumprirão cerca de 6 mil metros, percorridos através da Praça de Gonçalves Zarco, Avenida de Montevideu, Avenida do Brasil, Rua Coronel Raúl Peres, Rua Senhora da Luz e, novamente, Brasil-Montevideu-Parque da Cidade.
As inscrições estão abertas até às 17 horas de 15 de Outubro (Quinta-Feira), na União dos Sindicatos do Porto, Rua de santa Catarina, 922-2º.

 


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 73
Ano 7, Outubro 1998

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo