Página  >  Edições  >  N.º 66  >  Fantas 98 Vencedor 'Retroactivo'

Fantas 98 Vencedor 'Retroactivo'

'Rectroactive' foi o filme vencedor do Grande Prémio Cinema Fantástico do Fantasporto 98. Espécie de cocktail económico, composto de ëterror na auto-estradaí e ëfeitiço do tempoí, o principal prémio do Fantas terá apanhado de surpresa o próprio realizador, o norte-americano Louis Morneau. Em traços largos, a história começa com Karen a despistar-se numa estrada texana e a pedir boleia a um estranho condutor (James Belushi no seu melhor estilo trapalhão) que decide matar a mulher que o acompanha e, para não deixar testemunhas, ëapagarí Karen do filme. A rapariga - uma psicóloga pouco convincente - lá consegue escapar, refugiando-se num laboratório, que por acaso se situa no meio do deserto, onde um cientista experimenta um processo de regressão no tempo - acidentalmente, Karen é ëretroactivadaí para o carro do assassino, onde a situação se agrava até terminar num festival de tiros e explosões, com episódicas situações divertidas à mistura.
Quanto aos restantes prémios, e limitando-nos aos mais mediáticos, Rebeca Hobbs foi distinguida como melhor actriz, tendo Nancho Novo sido eleito como melhor actor, pela sua interpretação em 'Dame Algo', que também valeu o prémio para a melhor realização (Hector Carré). Os irlandeses Frank Stapleton e Nina Ftzpatrick, escreveram o argumento que o júri decidiu distinguir - 'The Fifth Province', de Stapleton, que ainda recebeu uma menção especial dos jurados da Semana dos Realizadores. Nesta secção, o vencedor foi 'Character', do holandês Mark van Diem, que é candidato ao Oscar de melhor filme estrangeiro, recebendo François Velle e Mariusz Pujsko o prémio para o melhor argumento ('Comme des Rois').
'Flying Saucer RockíníRoll', da irlandesa Enda Hughes, foi distinguida como melhor curta-metragem, cabendo a 'Taxi de Nuit' (um espectacular humor negro animado), do francês Marco Castilla, o Prémio RTP. A nova secção FantÁsia, distinguiu dois filmes japoneses: 'Fudoh', de Takashi Miike (imagem real) e 'Perfect Blue', de Satoshi Kon (animação). Quanto aos jurados da crítica e do público, distinguiram, respectivamente, 'Funny Games', do austríaco Michael Haneke, e 'Topless Woman Talk About Their Lives', do neo-zelandês Harry Sinclair.
Finalmente, refira-se que no galarim dos premiados também se ouviu falar português. Desde logo, porque o vencedor do Méliès díArgent (que concorrerá ao prémio dos festivais de cinema fantástico produzido na Europa) foi o filho da pintora Paulo Rego, Nick Willing, que realizou 'Photographing Fairies' - distinguido, também, pelos melhores efeitos especiais, concebidos por Ron Mueck e John Markwell). Depois, porque o filme de Fernando Vendrell ('Fintar o Destino') mereceu o prémio especial do júri da Semana dos Realizadores. Finalmente, porque o brasileiro Ivan Cardoso ('Escorpião Escarlate') foi distinguido com o Prémio Especial do Fantasporto, fez parte de um júri e fartou-se de manifestar o seu contentamento, fotografando o público, os colegas, os actores e até os caixotes do lixo do Rivoli, onde o Fantasporto em boa hora regressou.
Entretanto, a próxima edição já tem data - 26 de Fevereiro a 6 de Março de 1999 - e, de acordo com o ëpaií Mário Dorminsky, deverá ser uma 'edição especial', com tudo o que de ambíguo a expressão contém.

António Baldaia


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 66
Ano 7, Março 1998

Autoria:

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo