Página  >  Edições  >  N.º 182  >  Oito membros da mesma família mortos em ataque dos EUA no Iraque

Oito membros da mesma família mortos em ataque dos EUA no Iraque

A NAUSEA 

Oito membros de uma mesma família, entre eles mulheres e crianças, morreram num bombardeamento aéreo americano contra Tikrit (norte), num ataque que foi confirmado pelas Forças Armadas americanas no Iraque.
Segundo os militares, o alvo do ataque era a casa de um suposto membro da Al-Qaeda. "Um suposto terrorista e membro da Al-Qaeda, suspeito de participar na preparação de ataques, foi morto pelas forças da coligação numa operação na região de Tikrit", comunicou o exército.
Informados sobre a presença do "terrorista" numa casa da localidade de Al-Dour, as forças "cercaram o lugar e ordenaram aos seus ocupantes que se rendessem. Depois, um homem apareceu na porta e as forças da coligação, sentindo uma intenção hostil, dispararam contra ele", afirma o comunicado militar oficial. "Durante a operação, aparelhos de apoio aéreo dispararam e mataram três pessoas suspeitas de terrorismo. Três mulheres também morreram ", acrescenta. O comunicado também fala de um menino iraquiano que ficou ferido e foi retirado dos escombros, mas não explicita se era o suspeito.
O tenente iraquiano Firas al-Douri indicou, por seu lado, que oito pessoas da mesma família, cinco homens e três mulheres, morreram num bombardeamento americano contra a sua casa em Al-Dour, 180 km ao norte de Bagdad. Segundo Abdel Karim Khalil Ibrahim, primo da família atacada, a casa foi cercada pelas forças americanas e depois bombardeada por helicópteros.
Organizações Não Governamentais cifram em centenas de milhares o número de civis mortos desde a invasão em 2003. Em Janeiro, o governo iraquiano falou de cifras que vão de 104.000 a 223.000 mortos (civis e militares) desde Março de 2003. O Mundo permanece em silêncio.

AFP


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 182
Ano 17, Outubro 2008

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo