Página  >  Edições  >  N.º 179  >  Expostos nos EUA tesouros encontrados do Museu de Cabul

Expostos nos EUA tesouros encontrados do Museu de Cabul

PATRIMÓNIO EM PERIGO

Uma exposição sobre os "Tesouros encontrados do Museu de Cabul" apresentará, em Washington, de 25 de Maio a 7 de Setembro, as obras-primas arqueológicas do Afeganistão, escondidas durante os anos de guerra nos cofres do Banco Central afegão e descobertas em 2004.
A mostra, que estará na National Gallery, após ter passado pelo Museu Guimet de Paris, revela uma selecção de 230 obras arqueológicas procedentes de quatro jazidas afegãs, escavadas nos anos de 1930, 1960 e final de 1970.
Os objectos, que datam de 2.200 anos antes de Cristo até o século II depois de Cristo, desapareceram em 1988, depois de o Museu Nacional de Cabul ter sido bombardeado e destruído.
Adereços de ouro, cerâmicas, miniaturas de bronze, pinturas em vidro, entre outros, foram descobertos nas caixas-fortes do Banco Central do Afeganistão. O local foi escolhido pelos responsáveis pelo museu para salvar o possível da colecção.
Situado no cruzamento da rota da seda, o Afeganistão é berço de uma arte que mistura, de forma única, as influências que marcaram a Ásia Central. Estatuetas, peças de ourivesaria, jóias e painéis de marfim misturam sem complexos o estilo romano, grego e persa, além de se inspirar em civilizações chinesas e indianas.
O Afeganistão permanece em guerra continuando o seu processo de destruição.

AFP


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 179
Ano 17, Junho 2008

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo