Página  >  Edições  >  N.º 171  >  Livros Profedições

Livros Profedições

Novidades de Setembro

Crianças de meio rural
As mãos na terra e os olhos no futuro

Rui Pedro Rodrigues Palma da Silva
ISBN: 972-8562-45-8
pp. 250
Preço: 12.00 ¤

Professor e Investigador associado do centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) da Universidade do Minho. Participou no Projecto E.R.V.A.L. (Escolas Rurais do Vale do Lima), no âmbito do Projecto "Escolas Rurais ? De Obstáculo a recurso" do I.C.E. ? Instituto das comunidades Educativas.

Novidades de Agosto

EDUCAÇÃO E CINEMA
Novos olhares na produção do SABER
José de Sousa Miguel Lopes
ISBN: 978-972-8562-41-0
pp. 311
Preço: 12.00 ¤

José de Sousa Miguel Lopes, moçambicano, é Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutor em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Tem vários trabalhos publicados no campo da educação e literatura no Brasil, Portugal e Alemanha.
É membro do Conselho Editorial consultivo da Revista Presença Pedagógica, desde a sua criação em 1995. Membro do Conselho Editorial da Revista "on-line" "Currículo sem fronteiras", editada nos EUA a partir de Janeiro de 2001. Colaborador regular desde 2002, do jornal "A Página da Educação", editado em Portugal. Sócio fundador da Associação Internacional de Literaturas de língua Portuguesa e Outras Linguagens (2004).

OS PORTUGUESES
Portugal a Descoberto
Leonel Cosme
ISBN: 978-972-8562-47-2
pp.71
Preço: 9.00 ¤

"Não será hiperbólico pensar que as novas saídas de numerosos portugueses para o estrangeiro, em busca de melhores condições de vida, - se nos lembrarmos de que situações de vida análogas já se verificaram noutros séculos ? poderão ser um indício preocupante de que mais uma parcela do nosso povo está a desistir antes de terminar o último desafio." Neste livro, editado na colecção "Bichos Carpinteiros ? Corroendo o pensamento dominante", Leonel Cosme, põe Portugal a Descoberto, debruçando-se sobre histórias que se repetem, a insularidade, a tristeza dos portugueses e uma certa nostalgia do paraíso perdido. O autor, colaborador de A PÁGINA da Educação na rubrica EM PORTUGUÊS, exerceu actividade jornalística e dedica-se actualmente à actividade literária.

ESCRITAS DO MAIO: escrever com José Afonso
Texto de Miguel Gouveia e Design gráfico de Cláudia Lopes
ISBN: 978-972-8562-42-7
pp. 111
Preço: 14.00 ¤

Trata-se de uma obra que resulta da colaboração entre a editora Profedições e a Associação José Afonso. Uma unidade didáctica que, centrada na pessoa e na obra de José Afonso, apresenta propostas de trabalho não só na área da língua portuguesa mas em outros aspectos da educação e formação dos alunos. Indispensável aos educadores sociais e professores.

Os Professores em Contexto de Diversidade
Carlos Cardoso
ISBN: 972-8562-32-2
pp. 170
Preço: 12.00 ¤

Doutorado em ciências da Educação/Educação Urbana (Educação Multicultural e para a Cidadania), King's College, University of London, 1997; Mestre em Ciências da Educação (Ensino das Ciências Sociais), Bóston University, 1985; Licenciado em Sociologia, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresas; Licenciado em Antropologia, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas; Diploma (Bacharelato) em Administração Pública, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
É, actualmente, Professor Coordenador da ESE de Lisboa onde exerce desde 1988.
Tem dezenas de publicações (incluindo livros, partes de livros e artigos) no domínio da educação, com particular incidência na área da educação e diversidade.

quiproquós@media.com
Peças breves de uma reportagem sobre o conhecimento e o saber na época actual
Francisco Silva
ISBN: 972-8562-31-4
pp.198
Preço: 12.00 ¤

Francisco Silva é engenheiro na Portugal Telecom. É dirigente de organismos internacionais das Telecomunicações e da Internet. Publicou os livros Fronteiras do Futuro, Narrativa Nova e Quadratura do círculo. Foi o responsável pelo tema das Comunicações da Enciclopédia Verbo da Cultura-Século XXI, sendo da sua autoria a quase totalidade dos respectivos artigos. Tem participado em projectos sobre a História das Telecomunicações em Portugal. É director da Colecção Caminho da Ciência da Editorial Caminho. È membro do Conselho Redactorial da Revista Vértice. Colabora em diversos meios de comunicação social escritos, nomeadamente na Página da Educação, desde 2002.
Foi Vereador na C.M. Oeiras

A escola faz-se com pessoas
Undi N ta Bai?
Pascal Paulus
ISBN: 972-8562-24-1
pp. 324
Preço: 12.00 ¤

Pascal Paulus nasceu em Oostende (Bélgica) e formou-se como professor de ensino primário em 1977. Trabalhou, na sua terra natal, com crianças e adultos até 1986, quando se estabeleceu em Portugal. Desde então tem alternado a sua intervenção na escola do 1º ciclo com a formação de professores e a participação em projectos de desenvolvimento local. Pertence, desde 2005, ao quadro de escola da Escola Básica Amélia Vieira Luís, na Outurela.
O autor faz uma retrospectiva sobre a própria formação, fruto da interacção com outras pessoas em que os papéis de formador e formando se cruzam continuamente e onde a pedagogia institucional e a pedagogia do oprimido deixaram marcas.
Encaminha para a história pormenorizada do seu primeiro ano de trabalho numa escola de bairro, no ensino público português. Relata, sob forma de diário, as angústias, as crises e os sucessos que sente como professor de um grupo de crianças com 7 e 8 anos de idade.
Crítico da escola castradora, defende uma intervenção educativa em que a construção de sentido permita às crianças aprender mais e melhor.

Professores, para quê?
Mudanças e Desafios na Profissão Docente
António Teodoro
ISBN: 972-8562-27-6
pp. 101
Preço: 10.00 ¤

Na origem deste livro está um texto escrito, no essencial, entre 2000 e 2001 (e nunca publicado no seu conjunto por falta de tempo e disponibilidade), em resultado de um convite dirigido ao autor para participar num estudo sobre a «A profissão docente na Europa: perfil, tendências e desafios», conduzido pela Rede Eurydice. A sucessão de acontecimentos tendo os professores como centro, verificados no final do ano lectivo de 2005-2006, levaram o autor a tirar o original da gaveta (agora, em pastas no computador) e a torná-lo público, com o modesto propósito de contribuir para o debate sobre os desafios que estão colocados à profissão de professor, neste tempo em que a revisão do Estatuto de Carreira Docente marca a agenda de professores, sindicalistas e decisores políticos.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 171
Ano 16, Outubro 2007

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo