Página  >  Edições  >  N.º 171  >  Tribalismo parece atravessar o tempo

Tribalismo parece atravessar o tempo
Senado americano aprova divisão do Iraque em estados étnicos

O Senado dos Estados Unidos aprovou em Setembro um plano para dividir o Iraque em três estados, de acordo com as suas etnias, apresentado como a única solução para encerrar a guerra e retirar as tropas americanas, que ocupam o país desde a invasão em 2003. 

O Senado aprovou a proposta por 75 votos a favor e 23 contra. O plano foi apresentado pelo senador democrata Joseph Biden. Traçado com a assessoria de Leslie Gelb, especialista em política externa da administração do ex-presidente Jimmy Cárter, a ideia é estabelecer um sistema federal, sustentado na Constituição iraquiana, que dividiria o país em três entidades - curda, chiita e sunita - com um governo federal sediado em Bagdad encarregado da administração dos lucros do petróleo e da segurança nas fronteiras. 

A divisão do Iraque em função das diferentes comunidades maioritárias (curda, chiita e sunita) é recusada pelo governo de George W. Bush. 
O líder do partido Democrata no Senado, Harry Reid, disse que "a adopção da emenda Biden reflecte o importante reconhecimento por parte do Senado de que a reconciliação política deve ser o objectivo essencial dos iraquianos". 


Tribo que vive isolada é descoberta na fronteira entre Brasil e Peru

Indígenas que vivem isolados foram vistos na região amazónica peruana perto da fronteira com o Brasil, informaram nesta quarta-feira o Instituto de Recursos Naturais do Peru (Inrena) e a Sociedade Zoológica de Frankfurt. De um pequeno avião que sobrevoava o Parque Nacional do Alto Purus foram localizados cinco abrigos construídos recentemente com folhas de palmeira e 21 indígenas, entre mulheres, crianças e jovens, que saíram para observar a aeronave, dispersando-se em seguida, segundo as instituições. Num segundo sobrevoo uma mulher foi vista segurando flechas com uma expressão de enfrentamento. O resto do grupo, que se refugiava sob a vegetação amazónica, foi avistado logo depois, segundo o Inrena. Os indígenas estavam numa praia, numa das margens do rio Las Piedras, que fica dentro do parque do Alto Purus, na região de Madre de Dios, 1.100 km ao sul de Lima. Os técnicos do Inrena e da sociedade alemã encontraram também cinco acampamentos abandonados noutras áreas do mesmo rio. Estes grupos nómadas deslocam-se voluntariamente num âmbito territorial protegido pelas leis peruanas, chegando a cruzar a fronteira com o Brasil. 

"Este avistamento afasta qualquer dúvida sobre a existência desses grupos, desconhecidos pela grande maioria da sociedade peruana, que não pedem nada a ninguém e que só desejam viver sem ser incomodados", afirmou o Inrena. 

Estes grupos indígenas costumam habitar as margens dos rios amazónicos, onde aproveitam os ovos das tartarugas aquáticas que fazem a desova nas praias. Eles também procuram as cabeceiras dos rios, ao pé das montanhas, quando começa a temporada de chuvas, em busca de outros recursos que caçam, pescam e colectam para se alimentar.

  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 171
Ano 16, Outubro 2007

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo