Página  >  Edições  >  N.º 171  >  Cinco por cento das famílias americanas não sabem falar inglês

Cinco por cento das famílias americanas não sabem falar inglês

COISAS da AMÉRICA 

Quase cinco por cento das famílias americanas - 14 milhões de pessoas - não falam inglês, de acordo com os mais recentes dados dos Serviços do Censo dos Estados Unidos.
Dos 111,6 milhões de lares nos Estados Unidos (4,8 por cento) estão "isolados linguisticamente", o que significa que todos os membros destas famílias com mais de 14 anos, têm dificuldades em falar inglês.
O idioma mais falado por essas famílias é o espanhol (27,6 por cento), seguido pelas línguas asiáticas (27,4 por cento). Em 2006, um em cada cinco habitantes (19,7 por cento, contra 17,9 por cento em 2000) com mais de cinco anos falava uma língua que não o inglês em sua casa, mas 60 por cento também falam inglês correctamente.
Na Califórnia, estado mais povoado dos EUA, a percentagem de lares que não falam inglês é de um em cada dez, e para 42,5 por cento dos californianos o inglês não é o idioma falado em casa. O mesmo acontece com 36,5 por cento dos habitantes do Novo México e 33,8 por cento da população do Texas (sudoeste). Em Los Angeles, mais de um em cada dois habitantes (53,4 por cento) fala outra língua em casa, enquanto em Miami essa proporção chega a 48,6 por cento.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 171
Ano 16, Outubro 2007

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo