Página  >  Edições  >  N.º 170  >  Secretário do Papa diz que o Ocidente está ameaçado pela islamização

Secretário do Papa diz que o Ocidente está ameaçado pela islamização

MISSIONÁRIOS INTERNAUTAS 

O secretário pessoal do Papa Bento XVI, Georg Gaenswein, relançou recentemente a polémica em torno da islamização do Ocidente numa entrevista publicada na revista alemã Süddeutsche Zeitung. "Não podemos negar as tentativas do Islão em alastrar-se pelo Ocidente e não deveremos ser tolerantes ao ponto de não ver que isso ameaça a identidade da Europa", declarou este responsável, acrescentando que "A igreja católica vê isso claramente e não tem medo de dizê-lo em público".
Gaenswein classificou como "profético" o controverso discurso do Papa na Universidade de Regensburg, durante a sua visita à Alemanha em Setembro passado, no qual fez um paralelismo entre a religião muçulmana e a violência. "O discurso pretendia precisamente contra-atacar a ingenuidade existente". No entanto, salvaguardou Gaenswein, "não há só um Islão e ao Papa não consta que exista qualquer autoridade que fale a uma só voz a todos os muçulmanos".
Talvez com a intenção de se aliarem a esta luta contra o islamismo, os jesuítas italianos propuseram recentemente a utilização de "missionários internautas" para evangelizar as pessoas através do sítio da Internet "Second Life". Esta proposta, considerada ousada para os padrões tradicionalistas da igreja católica, foi sugerida por um sacerdote jesuíta italiano e irá constar da próxima edição da revista da congregação católica "Civiltá Cattolica", que está a ser preparada pelo Vaticano.
Para o padre jesuíta Antonio Spadaro, autor do artigo, "Há espaço para Deus na realidade virtual", "os espaços espirituais ampliaram-se e algumas pessoas sentem a necessidade de criar lugares para orar, assim como acontece com os conventos e mosteiros", o que se aplica mesmo no ciberespaço, onde as pessoas vivem "uma segunda vida".


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 170
Ano 16, Agosto/Setembro 2007

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo