Página  >  Edições  >  N.º 169  >  Percursos de educação inclusiva em Portugal (1)

Percursos de educação inclusiva em Portugal (1)

É verdade que a Inclusão não é um processo acabado, finalizado, nem é a única resposta para todos os problemas que a Escola enfrenta diariamente. Mas também é verdade que, aqui e acolá, encontramos boas experiências de Inclusão em muitas das escolas portuguesas. Não significa estas sejam "As" escolas perfeitas, idealizadas nos nossos sonhos, mas escolas "com o pé no chão e a cabeça nas nuvens", que souberam usar a criatividade e lançar mão dos seus próprios recursos em favor de uma educação de alta qualidade, para todos e para cada um dos seus alunos.
Foi desta convicção que surgiu o projecto "Boas Práticas em Educação Inclusiva", realizado pelo sector de investigação do Fórum de Estudos de Educação Inclusiva do Departamento de Educação Especial e Reabilitação da Faculdade de Motricidade Humana/UTL, com o apoio do Instituto Piaget de Almada e do SNRIPD. O objectivo do projecto era encontrar, descrever e analisar escolas, de Norte a Sul de Portugal, que superaram algumas das barreiras à inclusão que se lhes impunham, ou que se utilizaram de alternativas inusitadas/positivas/diferenciadas à exclusão. Dizíamos que era "um projecto bem disposto", porque mais do que apontar as barreiras (tão bem conhecidas e sinalizadas), estávamos interessados em virar os holofotes para as experiências bem sucedidas, por menores que pudessem ser as escolas ou por pequenas que pudessem parecer as próprias experiências.
Para isso, um grupo de sete investigadores (entre doutorados e mestres), passou cerca de dois anos a visitar escolas das cinco Direcções Regionais continentais do país, recolhendo informações sobre estas experiências. Foram dez escolas-caso seleccionadas, cinquenta intervenientes educativos entrevistados, cerca de trinta horas de gravação, centenas de páginas de transcrição, pilhas e mais pilhas de documentos fotocopiados, cento e sessenta grelhas de análise de conteúdo, mais de dois mil quilómetros para lá e para cá, incontáveis trocas de e-mails e inesgotáveis horas de um prazeroso trabalho em equipa.
"Percursos de Educação Inclusiva em Portugal: Dez Estudos de Caso", publicado pelo Fórum de Estudos de Educação Inclusiva, é o resultado deste projecto, que tem a honra de contar com o prefácio do Professor Doutor Mel Ainscow, da Universidade de Manchester (R.U.), um dos autores de referência não só desta investigação, mas da área da Inclusão, em nível mundial.
O livro começa por apresentar a trajectória dos paradigmas educacionais, desde os fundamentos da escola tradicional, passando pela integrativa, até o actual percurso da Educação rumo a uma escola mais inclusiva.
A seguir, discute o conceito de "boas práticas", tentando responder, afinal, do que é que se está a falar quando se fala de "boas práticas"? O que são (e o que não são) "boas práticas"? Para que servem os estudos sobre as "boas práticas"? Quando é que se pode dizer que, numa escola, há "indícios" de "boas práticas em Educação Inclusiva"?
Depois de esclarecer o leitor sobre o percurso da investigação, o livro apresenta e discute, caso a caso, os dados referentes a cada uma das dez escolas estudadas.
Por fim, nas conclusões, apresenta uma análise global das dez escolas estudadas, apontando as "boas práticas" ou factores facilitadores à aprendizagem e participação, bem como as "barreiras" ainda presentes nestas escolas, quer ao nível da política de inclusão e da política organizativa, ao nível da cultura ou ao nível das práticas de escola.
Com vários lançamentos previstos para Agosto e Setembro de 2007, em Portugal e no Brasil (simultaneamente), o livro "Percursos de Educação Inclusiva em Portugal: Dez Estudos de Caso" será, com certeza, mais uma importante fonte de informação e inspiração para aqueles que pretendem contribuir para a construção de uma Educação mais inclusiva e mais respeitadora dos direitos à diferença dos alunos.

1) LIMA-RODRIGUES, Luzia (Coord.); FERREIRA, Ana Maria; TRINDADE, Ana Rosa; RODRIGUES, David; COLÔA, Joaquim; NOGUEIRA, Jorge Humberto & MAGALHÃES, Maria Bibiana (2007). "Percursos de Educação Inclusiva em Portugal: Dez Estudos de Caso". Lisboa : Fórum de Estudos de Educação Inclusiva.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 169
Ano 16, Julho 2007

Autoria:

Luzia Lima-Rodrigues
Centro Unisal, Brasil. Instituto Piaget, Portugal
Luzia Lima-Rodrigues
Centro Unisal, Brasil. Instituto Piaget, Portugal

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo