Página  >  Edições  >  N.º 169  >  Oficinas da Criação

Oficinas da Criação
Até 27 de Julho, o Serviço Educativo do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães, vai organizar quatro oficinas dirigidas às crianças a partir dos 9 anos de idade. As "Oficinas da Criação" decorrem de segunda a sexta-feira das 10h às 17h30 nos jardins do CCVF [Av. D. Afonso Henriques, 701, 4810-431 Guimarães].
Artes Plásticas, Música, Teatro e Fotonovela, foram as áreas escolhidas para preencher a programação destas oficinas. O objectivo é levar os participantes a desenvolver uma experiência de criação individual e em grupo.
Tendo como pano de fundo os jardins do Palácio Vila Flor, estas actividades, vão, segundo os organizadores "apelar à criação e imaginação dos participantes". Sendo que "o princípio será o de transformar, procurando revelar o mundo fantástico oculto no jardim, para lá do que podemos ver", seja "na textura das pedras, por dentro das raízes, no fundo dos lagos ou num céu entrecortado pela folhagem", lê-se em comunicado.
Foram convidados quatro artistas para orientar o trabalho, e a cada um foi dada a liberdade de intervir no jardim a partir das ideias mencionadas e do encontro com o grupo de participantes de cada semana. Assim, a cada semana surgirá um novo jardim, proporcionando a quem por ele se passeia novas experiências para os sentidos e a imaginação.
Assim, na oficina de artes plásticas, que irá decorrer de 2 a 6 de Julho, Rui Oliveira propõe criar esculturas tornando grandes os pequenos universos do jardim. Na oficina de música/som, de 9 a 13 de Julho, Ana Deus criará canções que partem da descoberta das vozes, sons e histórias do jardim e dos participantes. Na oficina de teatro, que terá lugar de 16 a 20 de Julho com o Teatro do Frio, vai ser dada vida aos seres fantásticos que aparecem no jardim quando ninguém está a ver. Por fim, na oficina de fotonovela, de 23 a 27 de Julho, serão construídas, com Alexandre Osório, histórias em imagens, fotonovelas divertidas e incríveis a partir de fotografias das oficinas das semanas anteriores e da reutilização de outras imagens e de textos.

Encontro Internacional de Ensino de Engenharia

De 9 a 11 de Julho, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) organizam o primeiro Encontro Internacional de Ensino de Engenharia. Decorre no Centro de Congressos do ISEL.
Numa época de forte mudança no ensino superior a nível nacional e internacional, a organização considera "relevante o contacto e a troca de experiências entre individualidades de diferentes países tendo por objectivo o debate aprofundado de temáticas em torno do ensino da engenharia" e chama a atenção para a importância neste contexto do trabalho desenvolvido pela Associação Ibero-americana de Instituições de Ensino de Engenharia (ASIBEI).
Daí que a realização deste encontro se inscreva na sequência da I Reunião do Comité Executivo da ASIBEI em Portugal, que terá lugar na abertura do congresso entre as 9h30 e as 17h, mas que será de acesso restrito aos seus membros. De acordo com a organização, esta reunião "constitui um marco importante em que serão abordadas diversas questões como a Formação, o Reconhecimento de Competências, a Avaliação e Acreditação, a Cooperação Internacional e as Ligações Empresariais", lê-se em comunicado.
Entre os temas em debate destacam-se: a "Formação em Engenharia" que tem como oradores Jaime Salazar Contreras, Secretário Executivo ASIBEI; Luís Soares, Professor Catedrático Aposentado da Universidade do Minho, Portugal; Nival Nunes de Almeida, Presidente do Conselho de Reitores do Brasil e Jesús Reyes García, Presidente da ANFEI, México; a "Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Competências" com a participação de Eduardo Silva Sánchez, Director Executivo da ACOFI, Colômbia; Augusto Guedes, Presidente da ANET, Portugal; António Salgado Barros, em representação do Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Portugal; Marco Túlio de Melo, Conselho Federal de Engenharia, Arquitectura e Agronomia do Brasil e Pedro Lourtie, Professor Associado do Instituto Superior Técnico, Portugal; e ainda as "Ligações Empresariais" com Fernando Miralles, Presidente do Núcleo de Decanos da Venezuela; Sales Gomes, BRISA; Rui Vieira de Sá, SOMAGUE e Carlos Cavalcante, Conselho Nacional das Indústrias, Brasil.
Para mais informações a organização aconselha a consulta do site:
www.estsetubal.ips.pt .

  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 169
Ano 16, Julho 2007

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo