Página  >  Edições  >  N.º 166  >  Montra

Montra
EDUCA: Unidade de I & D de Ciências da Educação

Educação Popular e Movimentos Sociais
Rui Canário (Organização) pp.169

Este livro apresenta-nos uma colecção de textos proferidos no I Seminário Luso-Brasileiro, realizado em Julho de 2006 em Almada. Abílio Amiguinho escreve sobre "O projecto das escolas rurais como movimento social"; Rui Canário debruça-se sobre "A educação e o movimento popular do 25 de Abril"; "Educação popular e movimentos sociais no Brasil" são o objecto da intervenção de João Francisco de Souza; "Movimento sindical e politicas públicas para a educação da classe trabalhadora no Brasil actual", é o tema abordado por Sónia Maria Rummert; Marlene Ribeiro, escreve sobre "Trabalho-Educação nos movimentos sociais populares do campo: a pedagogia da Alternância e, por último, "Aprendizagens colectivas no Movimento dos Sem Terra", são debatidas por Célia Regina Vendramini.

Investigação em Educação Teorias e Práticas (1960-2005)
Albano Estrela (Organização) pp. 352
Eis um conjunto de textos de especialistas em Ciências da Educação, através dos quais se traça um panorama da investigação nesta área nas últimas décadas do século XX. "Perspectivas gerais sobre investigação em Educação", "Filosofia da Educação", "Relação Pedagógica", "Currículo, Didácticas e Tecnologia Educativa, Avaliação", "Formação de Professores" e "Psicologia da Educação", são alguns dos temas abordados neste livro.


CORTEZ EDITORA

Educação ao longo da vida
Entre a mão direita e a mão esquerda de Miró
Licínio C. Lima pp. 127

"Na mais perfeita adaptação à estrutura social, à economia e à competitividade, a educação ao longo da vida revela-se, no limite, um projecto político-educativo inviável, já definitivamente em ruptura com as suas raízes humanistas e criticas. Vê então fortemente diluídas as suas dimensões educativas, para ceder protagonismo a modalidades de formação e de aprendizagem ao serviço exclusivo (...) do ajustamento económico, transformando-se em programa de 'qualificação', de 'capacitação' e de 'gestão de recursos humanos' (...)." [Da contra-capa]

Edições AFRONTAMENTO

Representações Mediáticas de Mulheres
EX AEQUO - Revista da Associação Portuguesa de estudos sobre as Mulheres Nº 14 2006
Maria João Silveirinha (Organização) / pp. 194
Este número da revista EX AEQUO reúne artigos sobre temas como as perspectivas feministas sobre os media (Margaret Gallagher), os discursos sobre as trabalhadoras imigrantes na imprensa espanhola (Alicia Olaizola), o tratamento da utilização da Burqa pelas mulheres afegãs na imprensa portuguesa (Sónia Martins) e as relações entre a ciência os media e o género e a politização da maternidade (Dogmar Meyer).

Lugares emergentes do Sujeito-Mulher
Viagem com Paulo Freire e Maria de Lourdes Pintasilgo
Maria Helena e Marijke de Koning/ pp. 254

Museus discursos e representações
Alice Semedo e João Teixeira Lopes (Coordenação) / pp. 199

Pierre Bourdieu
A Teoria da Prática e a Construção da Sociologia em Portugal
José Madureira Pinto e Virgílio Borges Pereira (Organização) / pp. 335

Timor-Leste da Nação ao Estado
Rui Centeno e Rui Novais (organização) / pp. 90

A Informação
Da compreensão do fenómeno e construção do objecto científico
Armando Malheiro da Silva / pp. 176

EDICON

Em Demanda do Multiculturalismo Critico
(Hipóteses /Teses de trabalho)
Manuel Reis / pp. 143

"O mestre Manuel Reis capta os limiares da vivência entre as coisas e os seres e dá-nos referências filosóficas para interpretarmos o que somos diante da história que construímos desde os nossos antepassados, e nessas referências está um sublime traço que acompanha a Humanidade: o olhar teológico liberto de dogmas que assassinaram Sócrates e assassinaram Jesus..." escreve João Barcellos no bilhete de apresentação dos livros deste filosofo português", como se pode ler na contra-capa desta obra.

CAMPO DE LETRAS

Comunicação e Lusofonia
Para uma abordagem crítica da cultura e dos media
Moisés de Lemos Martins, Helena Sousa e Rosa Cabecinhas (Edição) pp. 276

"A ideia de lusofonia identifica uma área cultural cheia de possibilidades, mas não desprovida de equívocos. Diante do imparável processo de globalização da economia, que se ergue diante de nós pela força da tecnologia, a ideia de espaço lusófono identifica uma área cultural de solidariedades horizontais que decorrem da partilha de uma mesma língua e da miscigenação de memorias e tradições."

Padre Manuel Antunes (1915-1985)
Interfaces da cultura portuguesa e europeia
José Eduardo Franco e Hermínio Rico (Coordenação) / pp. 758

Revista Nova Síntese Nº 1 (2006)
Textos e contextos do neo-realismo
Director Vítor Viçoso / pp. 242

ASA

A História da Educação em Portugal
Balanço e perspectivas
Joaquim Pintassilgo, Luís Alberto Alves, Luís Grosso Correia, Margarida Louro Felgueiras (Organização) / pp. 256

A História da Educação tem conhecido uma importante expansão nos últimos anos em Portugal, comprovada pelo volume de trabalhos publicados. Nesta obra a escola é o objecto de estudo, bem como a evolução das disciplinas escolares, dos currículos e da própria teoria da educação.

INSTITUTO PIAGET

História do Desporto em Portugal
Do Século XIX à primeira Guerra Mundial
Homero Serpa / pp. 359

"Este é um livro de descobertas, a leitura obrigatória para quem deseje conhecer os primórdios do desporto em Portugal." Sobre ele, diz Manuel Sérgio: "Trata-se de um livro que deverá entrar na vida universitária, designadamente nos cursos de motricidade humana e de desporto". Da Grécia, ao Antigo Regime, do primeiro título do Benfica ao salto de leão do Sporting, deixando o futebol e indo para o atletismo e ao râguebi... Estes são alguns dos olhares desportivos que marcam pontos nesta obra. Homero Serpa tem uma longa carreira como jornalista desportivo.

Educação Ambiental
Edgar Gonzalez Gaudiano / pp. 258

Território e Desenvolvimento Económico
Paulo Alexandre Neto (Coordenação) / pp. 214

Octávio Paz
Caminho para a Transparência
Paul-Henri Giraud / pp. 439

Homo Juridicus
Ensaio sobre a função antropológica do Direito
Alain Supiot / pp. 246

Livro Infantil
O Carvalhinho da Estrela
Anabela Nunes e Lourdes Paraíso /pp. 15
A história centra-se num carvalho que nasce na Serra da Estrela e após uma longa viagem regressa à terra de origem. O livro oferece uma leitura clássica e uma transversal, orientada para os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e Pré-Escolar.

  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 166
Ano 16, Abril 2007

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo