Página  >  Edições  >  N.º 164  >  Saúde gratuita para as crianças mexicanas nascidas a partir de Dezembro de 2006

Saúde gratuita para as crianças mexicanas nascidas a partir de Dezembro de 2006

SAÚDE 

Todas as crianças mexicanas nascidas a partir de 1 de Dezembro do ano passado irão passar a ter direito a consultas e a medicamentos gratuitos, anunciou recentemente o presidente do país, Felipe Calderon. " A partir de hoje serão distribuídas as primeiras certidões de seguro médico que irão garantir cuidados médicos à nova geração de mexicanos", explicou Calderon, que havia feito desta medida uma das bandeiras da sua campanha eleitoral.
Esta iniciativa pretende complementar o chamado Seguro Popular, posto em prática pelo ex-presidente conservador Vicente Fox (2000-2006), que assegurava gratuitamente consultas médicas ? mas não abrangia a assistência medicamentosa ?, inclusivamente para os trabalhadores que não descontavam para a Segurança Social.
O objectivo maior de Calderon passa por diminuir as taxas de mortalidade infantil no país, que nas principais cidades atinge em média 20 por cada mil crianças e nas regiões do interior se eleva para a centena. Num país onde mais de metade dos habitantes vive abaixo do limiar da pobreza, as despesas com a saúde, e particularmente com os medicamentos, são insustentáveis para a maioria.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 164
Ano 16, Fevereiro 2007

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo