Página  >  Edições  >  N.º 162  >  França é o país onde a religião tem menos importância no quotidiano

França é o país onde a religião tem menos importância no quotidiano

RELIGIOSIDADE

A França é o país onde a religião tem menos importância na vida quotidiana, revela um inquérito conduzido pela sociedade Angus Reid junto de vinte países em todo o mundo e publicado recentemente na revista Macleans.
Apenas 23 por cento dos franceses está de acordo com a afirmação "a religião é muito importante na minha vida quotidiana", seguidos de perto pelos britânicos e japoneses (24%) e pelos alemães (26%).
Do lado oposto, são os egípcios quem em maior percentagem responde afirmativamente à mesma questão (96%), seguidos pelos sul-africanos (89%) e pelos mexicanos (70%). Os Estados Unidos e o Líbano aparecem na mesma posição com 65 por cento. Para Craig Worden, vice-presidente da Angus Reid, estes resultados mostram que para além das "tensões entre o Islamismo e Cristandade" existe uma outra linha de partilha religiosa no mundo. "A carta geopolítica desenha-se de uma forma crescente na direcção da divisão entre países laicos e religiosos", conclui Worden.
Este estudo de opinião foi realizado em vinte países entre o final de Setembro e o princípio de Outubro através de um questionário difundido através da Internet, ao qual respondeu um total de 5800 pessoas seleccionadas aleatoriamente. Os resultados finais foram ponderados em função das características demográficas e através do comportamento dos eleitores em cada país.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 162
Ano 15, Dezembro 2006

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo