Página  >  Edições  >  N.º 161  >  Prémios Nobel da Paz pedem à ONU para regular comércio de armas

Prémios Nobel da Paz pedem à ONU para regular comércio de armas

COMÉRCIO de ARMAS

Quinze personalidades agraciadas com o Prémio Nobel da Paz fizeram um apelo aos Estados-membros da ONU para que aprovem um projecto de resolução sobre o controle do comércio internacional de armas.
O projecto, promovido pela Argentina, Austrália, Costa Rica, Finlândia, Grã-Bretanha, Japão e Quénia, será submetido à votação na primeira comissão da Assembleia-geral da ONU que se ocupa do tema do desarmamento.
Numa carta divulgada em finais de Outubro na ONU, os Prémios Nobel da Paz, entre eles o Dalai Lama, o arcebispo sul-africano Desmond Tutu, o presidente costa-riquenho Oscar Árias e a Amnistia Internacional, apelam aos governos para que parem as exportações irresponsáveis de armas, "que causam dor e destruição a todos os povos do mundo".
A aprovação do projecto implica a criação de um grupo de especialistas governamentais, que se encarregará de estudar a viabilidade, o terreno de aplicação e os conteúdos de um Tratado sobre Comércio de Armas e de informar a Assembleia em 2008.
A maioria dos Estados-membros diz que está disposta a apoiar o projecto de resolução. Mas o jogo vai ser duro, já que exportadores importantes, como a China, Egipto, Estados Unidos, Índia, Irão e Rússia, estão mais interessados no negócio do que em votar o projecto e diminuir ?a dor e destruição de todos os povos do mundo".


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 161
Ano 15, Novembro 2006

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo