Página  >  Edições  >  N.º 159  >  «É com letras que se faz matemática»

«É com letras que se faz matemática»

A propósito das problemáticas colocadas pela Professora Ana Paula na Acção de Formação "É com letras que se faz matemática" que decorreu na Escola Secundaria Dom Duarte de Coimbra em 2006 tenho a dizer que educar matematicamente se resume a que:
A Noção de Número bem como todas as operações que se podem realizar com Matemática são um marco importante no desenvolvimento de todas as faculdades mentais das crianças.
A intensidade e o ritmo de aprendizagem não é semelhante de criança para criança. Por isso o cálculo com letras e com números é absolutamente necessário para que as crianças tomem facilmente consciência da sua importância e da sua utilidade no dia-a-dia.
Regra geral, a professora ou professor escreve no quadro negro alguns problemas dando algum tempo para a sua elaboração. Esses problemas são apresentados muitas vezes sob a forma de texto o que significa que as crianças têm de descodificar esse texto para o colocar em números no papel ou no velhinho quadro escolar. As crianças aplicam os conhecimentos adquiridos, como a tabuada e outras operações, não esquecendo a intersecção de conjuntos a sua união e pertença. Deste modo, as crianças podem resolver problemas muito simples adequadas à idade e anos de aprendizagem. Encontrámos alguns exemplos de problemas e operações aritméticas ao longo desta excelente acção de formação sobre Matemática.
O acto de relacionar outras áreas com o ensino da Matemática é um excelente instrumento que procura reabilitar diferentes aspectos do conhecimento e ao mesmo tempo estabelecer ligações entre a matemática e a linguagem abstracta do conhecimento.

Comentário de António Pedro Pereira
Agrupamento de Escolas da Beira Serra e participante no  «É com letras que se faz matemática».


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 159
Ano 15, Agosto/Setembro 2006

Autoria:

António Pedro Pereira
Leitor de a Página da Educação
António Pedro Pereira
Leitor de a Página da Educação

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo