Página  >  Edições  >  N.º 159  >  Luxemburgo no topo dos salários mínimos da União Europeia

Luxemburgo no topo dos salários mínimos da União Europeia

DIFERENÇAS

De acordo com um estudo do Eurostat, as disparidades de poder de compra e de salários mínimos na União Europeia mantêm-se acentuadas. Com o seu salário mínimo, por exemplo, os luxemburgueses têm um poder de compra seis vezes superior à dos letões.
Entre os dezoito países da União que dispõem de um salário mínimo, o Luxemburgo, aliás, aparece à cabeça com um valor de 1503 euros mensais. A Letónia está precisamente na causa do pelotão com 129 euros.
Ainda de acordo com o Eurostat, os salários mínimos na UE estão divididos em três escalões: um patamar inferior a 300 euros, um outro onde esse valor está estabelecido entre os 400 e os 700 euros, e um terceiro onde o valor é superior a 1200 euros.
A maioria dos novos países Estados membros da UE ? Lituânia, Eslováquia, Estónia, Polónia, Hungria e República Checa ? encontram-se, a par da Letónia, no primeiro grupo. Apenas Malta e Eslovénia, que aderiram à União também no ano passado, figuram no grupo intermédio a par de Portugal, Espanha e Grécia. No topo da classificação estão o Luxemburgo, a Irlanda, a Holanda, o Reino Unido a Bélgica e a França.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 159
Ano 15, Agosto/Setembro 2006

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo