Página  >  Edições  >  N.º 151  >  Bruxelas apela a reformas nos sistemas educativos

Bruxelas apela a reformas nos sistemas educativos

INSUFICIÊNCIAS

A Comissão Europeia apelou recentemente aos países da União Europeia que acelerem as reformas dos sistemas educativos sob pena de ?uma significativa proporção de jovens da próxima geração se confrontar com a exclusão social?. De acordo com este organismo, corre-se o risco de ?consequências graves para todos os cidadãos, em particular os grupos desfavorecidos e os cerca de 80 milhões de trabalhadores europeus pouco qualificados?.
Ainda segundo Bruxelas, 20% dos jovens com menos de 15 anos continuam a ter sérias dificuldades em leitura e 16% não termina os estudos, revelando uma taxa claramente superior aos 10% fixados pelos 25 países para 2010. Além disso, ?um número muito baixo de adultos (10% entre os 25 e os 64 anos) participa em educação e formação ao longo da vida?.
O executivo europeu refere oito competências chave para uma sociedade e uma economia baseada no conhecimento: a possibilidade de comunicar na língua materna e numa língua estrangeira, o domínio base em ciências e tecnologias e de competências interculturais, sociais e cívicas.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 151
Ano 14, Dezembro 2005

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo