Página  >  Edições  >  N.º 151  >  Estudantes protestam em Espanha contra reforma na educação

Estudantes protestam em Espanha contra reforma na educação

PROTESTOS

Milhares de estudantes protestaram no início de Novembro em 24 cidades espanholas contra um projecto de lei que aprova a Lei Orgânica da Educação (LOE), promovida pelo actual governo socialista de José Luis Zapatero.
Os estudantes consideram que a LOE, actualmente em discussão no parlamento, é mais um passo na privatização do sector educativo. "A LOE faz o jogo do PP porque não aspira a defender o ensino público", afirmou ao jornal El País o secretário-geral do Sindicato de Estudantes, Juan José López. O representante dos estudantes considerou ainda ?claramente insuficiente? a dotação orçamental dedicada à educação, calculada em seis mil milhões de euros para um período de cinco anos, ?um terço da qual irá ser destinada à educação privada de subvenção pública?, disse.
Dias mais tarde, uma outra manifestação de sentido contrario, com o apoio dos bispos espanhóis e do líder da oposição conservadora, Mariano Rajoy, decorreu também em Madrid, acusando o governo socialista de reduzir a capacidade de escolha dos pais e o papel da religião no ensino público.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 151
Ano 14, Dezembro 2005

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo