Página  >  Edições  >  N.º 150  >  Educar para a cidadania

Educar para a cidadania

 XIX ENCONTRO GALAICO-PORTUGUES DE EDUCADORES(AS) PARA A PAZ

De 18 a 20 de Novembro, na Galiza, no hotel Novo Muiño, na praia de Camposancos, Concelho de A Guarda (Pontevedra), realiza-se o «XIX Encontro Galaico-Português de Educadores Para a Paz». Estes encontros realizam-se anualmente, ora em Portugal ora na Galiza. Este ano decorre na Galiza  tendo como tema geral de debate a educação para a cidadania.
Como aconteceu nas anteriores edições a organização deste encontro é da responsabilidade de três entidades: «Educadores(as) pola Paz-Nova Escola Galega», «Departamento de Pedagoxía e Didáctica da Universidade da Coruña» e «Movimento dos Educadores para a Paz» de Portugal.
O encontro começará no dia 18 às 18 horas com uma sessão de jogos cooperativos à qual se seguirá a Mesa redonda: «A Educación para a cidadanía no currículo: critérios e necessidades». As intervenções serão de Xesús R. Jares, professor catedrático da Universidade da Corunha e coordenador dos «Educadores pola Paz-Nova Escola Galega» e pelo professor Américo Nunes Peres da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Polo de Chaves.
Na manhã de sábado serão dedicadas duas sessões ao tema proposto para debate. Na primeira, «A Educación para a cidadania na nova Lei de Eduación» intervirá a nova Conselheira de Educação do Governo Galego, Laura Sánchez Piñón. Na mesa estará acompanhada por Angel de la Llave Canosa, membro do Gabinete de Educação para a cidadania do Ministério de Educação e Ciência. Nesta primeira conferência falar-se-á das propostas sobre educação para a cidadania quer do ponto de vista do Governo Autónomo da Galiza, quer do Governo do estado Espanhol. Na segunda parte da manhã haverá uma conferência seguida de debate sobre «A Educação para a cidadania em Portugal: desafios e necessidades». Esta conferência estará a cargo da eurodeputada portuguesa Ilda Figueiredo.
A tarde de sábado será ocupada com oficinas de trabalho. A oferta será de seis oficinas: «Danças do Mundo», «Educação Intercultural», «Atenção às minorias ou novo currículo?», «Animar a palavra com sombras chinesas», «A poesia nas aulas», «Dinâmicas de grupo e jogos cooperativos», e «Aprender os direitos humanos».
O encontro encerrará no Domingo de manhã com a celebração da Assembleia Anual e a aprovação dos estatutos da nova «Asociación Galego-Portuguesa de educación para a Paz (AGAPPAZ)» e a eleição da sua primeira direcção.
O encontro está aberto a educadores e professores, galegos e portugueses, bem como a outros técnicos interessados na temática da educação para a paz. Aos participantes é passado certificado de participação validado pela Universidade da Corunha.
Os interessados em participar podem estabelecer contacto com os organizadores, na Galiza, pelos seguintes meios:

Nova Escola Galega, telefone e fax 981562577
Departamento de Pedagogia e Didáctica da Universidade da Coruña, telefone 981167000 - Extensões 1743 ou 1867
Correio electrónico: jares@udc.es - Telemóvel: 670519252


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 150
Ano 14, Novembro 2005

Autoria:

José Paulo Serralheiro
Professor e Jornalista. Director do Jornal a Página da Educação.
José Paulo Serralheiro
Professor e Jornalista. Director do Jornal a Página da Educação.

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo