a Página da Educação
www.apagina.pt

Uma colecção de textos científicamente fortes

?Quisemos criar uma colecção de textos cientificamente fortes com perspectivas de autores bastante conhecidos que têm trabalhado as questões da educação e do currículo de forma séria e mostrando que há alternativas.? Assim descreve João Paraskeva a colecção que organizou, juntamente com Jurgo Torres Santomé, professor da Universidade da Coruña, Espanha.
A par do conteúdo, um outro pressuposto ganhou forma quando do trabalho de edição: ?A ideia de criar um conjunto de livros baratos que impedisse o negócio das fotocópias?, explica Paraskeva. E como os destinatários da colecção são professores, alunos de licenciatura e de pós-graduações, as páginas tinham ainda de ?reflectir toda a panóplia de preocupações na área da educação e do ensino?. Por fim, ?havia também uma intenção de ligar a colecção a uma editora pequena [a Pretexto Editora]?, conclui. Reunidas as condições a publicação avançou.
São quatro os títulos já editados: ?A Concepção Democrática da Educação?, de John Dewey, que Paraskeva define como ? um clássico?; ?O Colonialismo da Língua Inglesa?, de Donaldo Macedo, que aborda uma espécie de primado científico do inglês sobre as outras línguas; ?Educação à Venda?, de Stephen Ball, ?onde alguns se irão lembrar do caso Pequito versus Bayer?, comenta Paraskeva; e por último ?Globalização e o Império da informação? onde Bob Jessop se refere ao factor globalização como associado ao tempo e não apenas ao espaço.
A expectativa dos organizadores é fazer sair seis a oito títulos por ano com textos diversos de autores portugueses e estrangeiros. Sobre os títulos a serem publicados e já anunciados na contracapa dos agora disponíveis, Paraskeva afirma serem ?ferramentas importantíssimas para questionar os conteúdos da escolarização?. São eles: ?O Poder da Crítica? de Bruno Latour; ?Capitalismo Global e Consciência Crítica da Linguagem?, de Norman Fairclough e ?O Método de Projecto? de William Kilpatrick. Pela importância dos títulos Paraskeva adianta já haver contactos para que a colecção seja publicada em Espanha, no Brasil e na Argentina. A intenção é também de fazer chegar os livros aos estados norte-americanos onde a língua espanhola é a primeira a ser falada.

Discursos: cadernos de políticas educativas e curriculares
Livraria Pretexto - Loja 2
Rua dos Andrades, 55
3510 Viseu
Telefone: 232467280
Email: loja2livrariapretexto.pt