Página  >  Edições  >  N.º 142  >  Raíz e Utopia

Raíz e Utopia

Contributos para o desenvolvimento do Fórum Português de Educação

Apesar de a sociedade industrial estar em vias de desaparecimento nos países mais desenvolvidos e de podermos afirmar que vivemos já a sociedade do conhecimento, o paradigma educacional que marca o sistema escolar português, e internacional, continua a guiar-se pelos pressupostos da antiga ordem e do velho sistema.
Neste contexto de mudança, torna-se urgente criar um novo paradigma educativo que responda às necessidades e aos desafios que entretanto se criaram. Questionar a actualidade dos sistemas educativos herdados da velha sociedade industrial. Repensar aspectos organizativos, pedagógicos e estruturais. Abrir novos horizontes e apresentar alternativas credíveis. Promover, enfim, um debate alargado que possa, de algum modo, levar à reconfiguração do sistema ou à sua reinvenção, parece ser um imperativo ético, profissional e político.
Dada a situação, não parece descabido abrir portas a um Fórum Português de Educação. Um espaço que permita que nas escolas, em casa, na roda de amigos, na organização partidária, na associação ou em qualquer outro local, em pequenos ou grandes grupos, se possa pensar a educação portuguesa e mundial e, pouco a pouco, se juntem, partilhem e apontem novos rumos e novas formas de configurar os futuros sistemas educativos.
O jornal A Página lança este desafio propondo a realização de debates e de conversas informais nas escolas que possam ter eco num fórum sobre as questões do ensino e do futuro da educação em Portugal. Para esse efeito, A Página disponibilizará um endereço de correio electrónico (forumgp@pagina.pt) para o qual os participantes poderão enviar perguntas, sugestões e síntese de ideias de forma a fazer circular os contributos entre os diversos intervenientes. Se a participação o justificar, a edição da Net do nosso jornal criará um espaço de debate aberto a todos os que nele queiram participar.
Com a intenção de dar origem ao debate reclamado, a redacção da Página realizou o seu primeiro debate. É dessa conversa que aqui se dá conta como contributo à abertura do fórum.

Recolha: Ricardo Jorge Costa

Organização do texto: Ricardo Jorge Costa e José Paulo Serralheiro


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 142
Ano 14, Fevereiro 2005

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo