Página  >  Edições  >  N.º 142  >  Descoberto novo gene essencial para o desenvolvimento do cancro

Descoberto novo gene essencial para o desenvolvimento do cancro

A SAÚDE

Uma equipa de investigadores americanos descobriu um novo gene, curiosamente denominado Pokemon, que parece estar na origem do desenvolvimento das várias formas de cancro, revela um artigo publicado recentemente pela revista britânica Nature.
"Existem vários genes que podem provocar o cancro, chamados oncogénicos, mas o gene Pokemon é único, porque todos os outros precisam dele para funcionar", afirma o professor Pier Paolo Pandolfi, geneticista do cancro, que dirigiu o estudo realizado pela equipa do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, de Nova York.
A descoberta é determinante para o fabrico de novos medicamentos capazes de inibir a acção deste gene e suster o desenvolvimento da doença, afirmam os especialistas. A actuação do Pokemon é caracterizada por debilitar o funcionamento de outras proteínas, em particular através da redução da produção da proteína ARF.
Os especialistas demonstraram o papel desempenhado pelo Pokemon injectando-o em material genético de ratos, que desenvolveram um linfoma agressivo e mortal, observando que a gravidade do cancro é directamente proporcional à sua presença nos tecidos. Um nível elevado de actividade deste gene foi igualmente encontrado em algumas pessoas que sofrem de cancro.
O Pokemon actua também ao nível de tumores sólidos, assim chamados para distingui-los dos sanguíneos e dos do sistema linfático, afirmou Takeda Maeda, um dos investigadores que assina o artigo.
De acordo com Organização Mundial de Saúde, o cancro mata anualmente 6 milhões de pessoas em todo o mundo.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 142
Ano 14, Fevereiro 2005

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo