Página  >  Edições  >  N.º 138  >  Dia a dia

Dia a dia

03.09
Poder sindical cai 10 por cento em mais de 90 países

Um relatório mundial da OIT, feito em mais de 90 países, revela que "a globalização enfraquece a capacidade de intervenção colectiva" e que "as privatizações são uma nova ameaça à força sindical". (...) A OIT refere que, no mundo industrializado, a taxa de sindicalização caiu para menos de 10% e até nos serviços públicos, onde a sindicalização é maior, as privatizações "constituem uma nova ameaça à força sindical".

08.09
Há 9% de analfabetos
  

Portugal tem quase um milhão de analfabetos e é o país da Europa com maior percentagem de pessoas que não sabem ler nem escrever, apesar de o analfabetismo ter diminuído 17% nos últimos 30 anos. E são as mulheres que mais contribuem para estes valores, dado que nos Censos de 2001, 11,5% das mulheres declararam-se analfabetas.

10.09
Funcionários "custam" menos do que a média da Zona Euro
 
 
"A NOÇÃO de que a Administração Pública portuguesa gasta demasiado dinheiro com os seus trabalhadores não está correcta." Quem o afirma é o economista Eugénio Rosa, que elaborou um estudo em que o comprova, com base em dados do Eurostat referentes a 2003.  Assim (...) o Estado gastou com os seus funcionários (salários e benefícios sociais) uma percentagem inferior à média dos Doze países da Zona Euro e maior em apenas 1,2% tendo em conta a média dos Quinze.

14.09
Estado poupa nas reformas
 
 
O Estado e outras entidades públicas "pouparam" cerca de 1.500 milhões de contos (7.507 milhões de euros) em contribuições à Caixa Geral de Aposentações (CGA) durante os últimos 11 anos, acusa um estudo feito pela CGTP. Segundo o estudo assinado por Eugénio Rosa, o Estado não contribui para a GGA com 23,75% das remunerações que paga.

15.09
Portugal não recupera atraso na escolaridade
 
 
Portugal está no grupo dos países que registou um maior crescimento no investimento do sistema de ensino não superior, continuando a ter, apesar disso, os piores resultados na escolaridade da população. (...) O relatório revela que seis em cada dez jovens portugueses, entre os 20 e os 24 anos, abandonaram a escola sem terminar o ensino secundário. Uma exclusão educativa que afecta mais os homens (60%) que as mulheres (40%).

15.09
Professores mal pagos
 
 
Os professores portugueses estão entre os mais mal pagos dos países desenvolvidos, de acordo com um novo estudo internacional, que demonstra ainda a queda do investimento público no sector educativo em Portugal. Ao mesmo tempo, revela o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), os alunos portugueses são dos que menos horas de aulas têm (...) e o sistema educativo é dos que tem menos professores para os estudantes existentes.

16.09
Três por cento dos alunos são de origem estrangeira
 
 
Em Portugal, cerca de 90 mil dos alunos do pré-escolar e ensino básico de 1°, 2° e 3° ciclo, são de origem estrangeira ou filhos de emigrantes portugueses. Ao todo, representam cerca de três por cento da população estudantil até aos 15 anos de idade, que frequentam a escola.

17.09
Absentismo dos portugueses abaixo da média europeia
 
 
Portugal é dos países europeus com mais baixa taxa de absentismo por doença. (...) De acordo com os dados divulgados ontem pela revista britânica "Occupational and Environmental Medicine", em 2000, a proporção média de absentismo nos Quinze era de 14,5%, variando entre 6,7% na Grécia, com a taxa mais baixa, e 24% na Finlândia, que apresentava o valor mais elevado. No grupo onde o absentismo é menor encontram-se a Irlanda (8,3%), Portugal (8,4%), Itália (8,5%), Reino Unido (11,7%) e Espanha (11,8%).

18.09
Bagão Félix defende fim do sigilo fiscal e diminuição do sigilo bancário

Bagão Félix, ministro das Finanças, disse defender a total publicitação das declarações do IRS dos portugueses e um sigilo bancário "menos forte", como instrumentos de combate à evasão fiscal.

18.09
Menos alunos e menos escolas
 
 
Quando as aulas começarem, haverá, este ano, menos 203 escolas. De uma maneira geral, serão também menos os alunos: só no ensino pré-escolar, no 2° ciclo do ensino básico e no ensino pós-secundário (para obter certificação profissional) vai registar-se acréscimo. Estas são projecções do Ministério da Educação para o ano lectivo 2004/2005(...).

18.09
Sindicatos descontentes com os 2,2% de Bagão
 
 
As estruturas sindicais manifestaram-se (...) insatisfeitas por o ministro das Finanças ter admitido (...) actualização salarial para a Função Pública na ordem dos 2,2 por cento, um valor muito inferior ao reivindicado pelos sindicatos. Em declarações à agência Lusa, o secretário-geral da CGTP, Manuel Carvalho da Silva, considerou que o que o ministro das Finanças está «a propor é uma redução dos salários reais da Função Pública».

18.09
Sampaio critica caos nas escolas
 

O Presidente da República, Jorge Sampaio, apelidou, ontem, de «muito sério» o facto de as escolas não terem aberto as portas no dia previamente marcado, devido aos atrasos registados na colocação de professores. «Não estávamos habituados a que isto pudesse acontecer», afirmou o chefe do Estado, numa crítica implícita ao Governo.

20.09
Barreiras arquitectónicas contrariam integração dos deficientes
 
 
A maior parte dos estabelecimentos de ensino em Portugal continua sem ter rampas ou elevadores para permitir a deslocação de deficientes. Esta é a convicção de várias associações de deficientes, baseada no contacto informal com a realidade, já que não existe qualquer estudo nacional sobre o assunto.

23.09
Polémica nos tempos de trabalho
 
 
A Comissão Europeia apresentou ontem uma proposta de reforma da legislação dos tempos de trabalho, que suscitou a hostilidade dos sindicatos e dúvidas entre o patronato. Por um lado, a Comissão pretende que o período de referência para calcular a média máxima das 48 horas semanais seja feita num período de 12 meses, e não quatro, como acontece actualmente. O objectivo é estender os períodos laborais num prazo mais lato, para permitir aos empregadores a repartição das cargas de trabalho num período de tempo mais alargado.

24.09
"Enganei-me"  
 
A ministra da Educação confessa que não sabe o que falhou na colocação dos professores. Maria do Carmo Seabra só sabe que se enganou. Agora vai esperar os resultados das auditorias e depois decide se processa a empresa responsável pelo programa informático. A Compta teve Couto dos Santos na Administração, e tem como presidente da assembleia geral o social-democrata Rui Machete.

25.09
20 mil casos de sida notificados em Portugal
 
 
O encarregado de Missão do Plano Nacional de Luta Contra a Sida, Meliço Silvestre, disse (...) que o número de casos de Sida notificados em Portugal é de 20 mil. Meliço Silvestre (...) admitiu, no entanto, que o número total de casos existente no nosso país possa rondar entre os 30 e os 40 mil. "A nossa situação não é alarmante, mas preocupante", disse o responsável pelo Plano Nacional de Luta contra a Sida.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 138
Ano 13, Outubro 2004

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo