Página  >  Edições  >  N.º 138  >  Prémio Nobel "alternativo" divulga nomeados

Prémio Nobel "alternativo" divulga nomeados

NOBEL ALTERNATIVO

O prémio "Right Livelihood" 2004, conhecido como o Nobel da Paz "alternativo", foi atribuído recentemente ao cientista argentino Raúl Montenegro, à militante pró-direitos humanos Bianca Jagger e a um grupo russo que investiga os abusos praticados durante a era soviética.
O prémio, criado em 1980, foi anunciado na cidade indiana de Hyderabad, para onde se mudou da Suiça, onde teve origem, para estar mais perto dos países em desenvolvimento. Dotado de dois milhões de coroas suecas (268 mil euros), o prémio será compartilhado por Montenegro, Jagger e pela Sociedade do Memorial Histórico, Educativo e Caritativo de Moscovo, anunciou o fundador do "Right Livelihood", Jakob von Uexkull, ex-deputado do Parlamento europeu.
O biólogo Raúl Montenegro é uma pedra no sapato do lobby nuclear latino-americano, lutando nos tribunais e meios comunitários para divulgar os riscos que representam as centrais nucleares.
Nascida na Nicarágua, Bianca, ex-mulher do Rolling Stone Mick Jagger, com quem foi casada oito anos, é uma conhecida defensora dos direitos humanos que milita em particular contra a pena de morte.
O Memorial Histórico, Educativo e Caritativo de Moscovo foi fundado por dirigentes democráticos russos em 1988, com a finalidade de documentar os crimes cometidos nos gulag e dar apoio aos sobreviventes e seus familiares.
Von Uexhull acrescentou que os "Right Livelihood" honorários foram concedidos a dois indianos, Asghar Ali Engineer, um veterano activista contra a violência inter-religiosa, e Swami Agnivesh, que, em 1974, escreveu um tratado sobre o "Socialismo védico" para as classes indianas mais desfavorecidas.
"Estes dois reformistas sociais foram premiados pelo seu compromisso e cooperação no sntido de promover os valores de coexistência, tolerância e entendimento entre os países do Sul da Ásia", disse.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 138
Ano 13, Outubro 2004

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo