Página  >  Edições  >  N.º 134  >  Dia a dia

Dia a dia

02.04
Só um em cada dez adultos frequenta formação extra

Por cada dez portugueses com mais de 15 anos, apenas um participou em pelo menos uma actividade de  aprendizagem não formal entre 2002 e 2003. Dito de outro modo, só cerca de 9% da população adulta nacional frequentou qualquer acção de formação fora do normal percurso no sistema de ensino.

03.04
Mais 58 milhões de fundos europeus para a Educação
 
 
Mais 58 milhões de euros. Este é o montante adicional que Portugal vai receber da UE para investimentos na área da Educação no restante período do III Quadro de Apoios Comunitários (QCA III), que se prolonga até 2006.

07.04
O maior défice
 
 
O Governo vai avançar com um conjunto de medidas para reduzir, até 2010, a negra taxa do abandono escolar. Entre elas, está a figura do tutor escolar, destinado a acompanhar crianças e jovens em risco.Em cada cem jovens portugueses que frequentam o ensino, apenas 45 concluem os 12 anos de escolaridade. Cerca de 75 por cento dos desempregados registados não tem mais do que o nono ano.

08.04
Governo paga a jovens sem ensino obrigatório para voltarem à escola
 
 
Todos os jovens até aos 18 anos, sem excepção, que começaram a trabalhar sem ter completado a escolaridade obrigatória poderão candidatar-se a uma bolsa estatal para regressar ao sistema de ensino e terminar os seus estudos. O apoio é renovável durante os anos necessários à conclusão do 9.º e deverá entrar em vigor já no próximo ano lectivo (...).

08.04
Número de vagas no Ensino Superior vai manter-se no próximo ano
 
 
O número de vagas para o ensino superior público no próximo ano lectivo será igual ao deste ano (46.408), sendo apenas autorizado um acréscimo em cursos na área da saúde, anunciou (...) a ministra do sector. Em 2003, o ministério da Ciência e do Ensino Superior reduziu em 6,6 por cento o número de vagas nas instituições públicas (...). Maria da Graça Carvalho explicou que esta política de fixação de vagas é justificada pela diminuição do número de candidatos ao ensino superior desde 1997

21.04
Maioria reduz duração mínima da licenciatura para três anos
 

A coligação parlamentar PSD/PP vai reduzir para três anos a duração mínima das licenciaturas na Lei de Bases da Educação (LBE).  
 A proposta inicial do diploma apresentada pelo Governo previa que o primeiro grau de formação tivesse a duração de quatro anos. As alterações feitas pelo PSD na versão final apontam para um 1º ciclo de formação com uma duração mínima de «seis a oito semestres».

22.04
Mais de 70 % dos docentes do superior estão a prazo
 
 
Mais de 70 por centos dos professores que leccionam nas instituições de ensino superior público estão contratados a prazo. O cenário afigura-se mais problemático no politécnico, onde 83,6 por cento dos 8 674 docentes que aí exercem as suas funções não têm vínculo estável. Já no ensino universitário, 67,4 por cento dos 14 760 profissionais que aí ensinam estão numa situação semelhante.


23.04
Portugal continua como o pior dos Estados-membros  
 
Portugal vai continuar no fundo da tabela nas taxas de escolaridade mesmo com a entrada dos dez novos países na União Europeia. Isto equivale a dizer que, em vez do 15 lugar, lugar, passa a ocupar o 25 graças a formação superior dos novos Estados. Uma excepção no que se refere ao abandono escolar e ao número de licenciados, pois o último é Malta. Apesar de termos um rácio computador/aluno superior a seis dos novos Estados, continuamos a descer no "ranking" da literacia electrónica.

23.04
Fenprof questiona plano de prevenção de abandono escolar  
 
A Federação Nacional de Professores classificou (...) de demagógico o plano governamental de prevenção do abandono escolar, considerando que se trata de uma medida mais mediática do que a pensar na resolução do problema. Abel Macedo, dirigente da Fenprof, defende que há uma grande incoerência entre as preocupações com o abandono escolar referidas no plano e a política governamental "de desinvestimento na educação" e ainda de aposta "numa Lei de Bases profundamente elitista".


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 134
Ano 13, Maio 2004

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo