Página  >  Edições  >  N.º 124  >  Estamos ricos!

Estamos ricos!

DEIXEM-NOS POISAR

Estamos ricos!

Corre por aí que o Governo vai  mandar meia grosa de soldados da GNR para o Iraque. Coisa estranha!
Durante o ano passado, fomos diariamente bombardeados com afirmações, do Governo e dos partidos que o apoiam, de acordo com as quais o país estava numa situação de miséria. Que nunca tal desgraça se houvera visto na nossa terra. Que o desastre económico era total. Que estávamos todos arruinados. Que o país estava de tanga.
À custa do discurso aterrador promoveram-se despedimentos, não se renovaram contratos. Deprimiram-nos. Puseram-nos a contar os cêntimos.  Em todas as retretes das repartições públicas falhou o papel higiénico. Na administração pública o «harpic» passou à categoria de bem mais raro que o ouro.
Parece que ainda estou a ver a gente do Governo e os deputados da maioria. Gritaria. Perdigotos. Caras congestionadas. Fatos azul escuro. Olhos congestionados e arregalados. Dedos em riste em acto de acusação.
Naquele longínquo ano de 2002 nenhum país se nos igualava em miséria, desgraça, desregramento. A miséria era tanta que nem houve o mínimo para actualizar os miseráveis salários dos trabalhadores! Chegou-se mais longe. Pairou e paira ainda no ar a ameaça de que nos poderiam e podem sonegar o 13º mês. Aterrorizados passamos a andar em bicos de pés. De bola baixa. Mansos.
E, eis que de repente tudo mudou!
É como se tudo não tivesse passado de um mero eclipse do Sol. A Lua passou e o Sol voltou a brilhar. Estamos melhor que bem, estamos óptimos. Estamos ricos. Estamos cheios de graveto. Enfileiramos e vamos de braço dado com a maior potência mundial. Fazemos parte do pelotão da frente internacional. Fazemos parte do grupo dos ricos e poderosos. Vamos mandar uma mão cheia de magalas para o Iraque. Dinheiro não nos falta para ajudar os americanos a pilhar os iraquianos.
Com que então de tanga? Que grande partida nos pregaram em 2002! Gente reinadia! Grandes malandrecos! Pobretes? Sim? mas alegretes, porra!!


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 124
Ano 12, Junho 2003

Autoria:

José Paulo Serralheiro
Professor e Jornalista. Director do Jornal a Página da Educação.
José Paulo Serralheiro
Professor e Jornalista. Director do Jornal a Página da Educação.

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo