Página  >  Edições  >  N.º 120  >  Café pode reduzir para metade o risco de cancro do cólon entre as mulheres

Café pode reduzir para metade o risco de cancro do cólon entre as mulheres

Uma equipa de pesquisa da Universidade japonesa de Gifu descobriu que uma chávena de café diária pode reduzir para metade o risco de cancro de cólon entre as mulheres, informou recentemente o jornal Mainichi Shimbun.
A equipa dirigida pelo professor Hiroyuki Shimizu acompanhou desde 1992 a dieta de 30 mil moradores de Gifu, todos com mais de 35 anos e não portadores do cancro de cólon. Em 2000, foi diagnosticada a doença em 111 homens e 102 mulheres do grupo estudado. Os investigadores dividiram então os participantes em três
categorias: os que não bebiam café, os que bebiam menos de uma chávena de café por dia e os que bebiam mais de uma chávena de café por dia.
Depois de avaliar os hábitos dos participantes, como fumar ou consumir gordura e álcool, entre outros factores de risco, a equipa tentou calcular a possibilidade de desenvolvimento de cancro do cólon e chegou à conclusão que entre as mulheres que tomavam mais de uma chávena de café por dia o risco era metade relativamente às que não o faziam. Quanto aos homens, ainda não existem conclusões válidas que permitam estabelecer o mesmo tipo de comparação, segundo o estudo.
Embora informe que existam pesquisas anteriores relacionando o café com um risco menor de contrair cancro, o jornal alerta também que são necessários estudos mais abrangentes, que envolvam uma análise individual dos hábitos de vida de cada participante, antes de se concluir que o café reduz efectivamente o risco de contrair esta doença.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 120
Ano 12, Fevereiro 2003

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo