Página  >  Edições  >  N.º 110  >  Livros - Março 202

Livros - Março 202

Políticas de Formação de Profissionais de Ensino
em Escolas Autónomas

Autor: Bártolo Paiva Campos
Edições Afrontamento
pp. 108

A investigação vai mostrando, pouco a pouco, que as diferenças nos resultados de aprendizagem dos alunos estão também ligadas ao desempenho, individual e colectivo, dos professores e não apenas ao grupo socioeconómico e cultural de pertença ou à família de origem dos alunos ou (...) às condições materiais e financeiras das escolas. Não admira pois que, à medida, que as preocupações das políticas públicas vão passando da quantidade à qualidade da educação e que é atribuída a escolas autónomas a responsabilidade da organização dos conteúdos e das situações de aprendizagem, as questões do desempenho, da capacitação e da formação de professores adquiram uma outra prioridade política. Este livro visa contribuir para o processo de identificação e de construção de respostas a alguns desafios que hoje se levantam à política de formação de professores.


Daqui Ouvi o Nome - Porto Seguro

Livro de inéditos de António Macedo, homenagem a um poeta e cantor.

"Não busco mais que sombra. A solidão
habituou-se demais à homenagem
que dia a dia lhe presto. A minha mão
acena-lhe em sinal de vassalagem
quando a vê descer de preto e branco
a longa escadaria do jardim
num meneio frio e breve de anca
os olhos a olhar pra lá de mim"

Autor: António Macedo
Edições Afrontamento
pp. 97


Enteados de Galileu
A semiperiferia no sistema mundial da ciência

Autores: João Arriscado Nunes
Maria Eduarda Gonçalves (orgs.)
Edições Afrontamento
pp. 359

Neste obra mostra-se como o território das ciências, apesar de "desunido" e plural, ocupa uma posição central na promoção da globalização no mundo contemporâneo. Do laboratório ao tribunal, do terreno antropológico às redes transnacionais de comunicação e intercâmbio científico e aos processos de definição e de aplicação nacional das políticas europeias de ciência e tecnologia, os estudos incluídos neste volume percorrem uma diversidade de espaços e de tempos, articulando as escalas local, nacional e transnacional, tomando como ponto de partida vários contextos de produção e regulação do conhecimento científico na sociedade portuguesa. Com estes estudos, procura-se contribuir para uma abordagem renovada das dinâmicas sociais, culturais, políticas e históricas que definem a posição semiperiférica de Portugal no sistema mundial da ciência.


Projecto e Circunstância
Culturas urbanas em Portugal

Autores:Carlos Fortuna
Augusto Santos Silva (orgs.)
Edições Afrontamento
pp. 354

Este volume trata de um conjunto de transformações e dinâmicas culturais urbanas em cinco cidades portuguesas (Aveiro, Braga, Coimbra, Guimarães e Porto). À luz dos efeitos decorrentes da globalização, analisam-se alguns processos de produção e alteração das representações identitárias e dos imaginários urbanos. A partir de informação inédita, dá-se conta dos modos como se estruturam diferentes (sub)campos culturais locais e se constituem as ofertas e as procuras de cultura. A análise de algumas actividades culturais de fronteira (cinema de animação, banda desenhada, fotografia e jazz) suscita uma discussão em torno da intercomunicação cultural em contexto urbano. O volume equaciona ainda o significado de duas instituições típicas da modernidade - as exposições internacionais e os museus -, oferecendo uma reinterpretação das relações entre o nacional e o internacional, o erudito e o popular, o passado e o presente.


Manual de Ecologismo
Rumo à cidadania ecológica

Autor: Mark J. Smith
Instituto Piaget
pp. 136

Na teoria social e política, a importância do pensamento ecológico aumentou nas últimas três décadas. Os movimentos ecologistas tiveram um impacto dramático na vida política e social, provocando conflitos de interesses em importantes áreas de interesse público. Esta obra examina os desafios do pensamento ecológico aos pressupostos existentes nas tradições da teoria social e política. O autor traça as características distintas do pensamento ecológico e avalia duas áreas contenciosas da ética ambiental: as obrigações das gerações actuais para com as futuras e a relação de animais humanos e não humanos. Através destes estudos de casos o autor esclarece algumas das dificuldades e contradições da aplicação de ideias convencionais de direitos e de justiça a questões ambientais, indicando o caminho para uma nova política de obrigação fundamentada na cidadania ecológica.


Solidões e Solidariedades nos quotidianos dos professores

Autores: José Alberto Correia
Manuel Matos
Edições Asa
pp. 224

(...) abordaremos o sofrimento ético dos professores. Ele constitui a expressão da impossibilidade de compatibilizar, estabelecendo uma relação estável e consistente entre os referenciais, preferencialmente democráticos e promotores de uma cultura dos direitos, que estruturam a vida privada dos professores.(...)


Pontes de Partida
Traços de expressão artística das escolas do Porto

Autores: José Madureira Pinto
Maria Benedita Portugal
Edições Afrontamento/Porto 2001
pp. 167

Mais de dois anos depois de ter sido iniciado, Pontes de Partida chega ao fim com a edição do presente livro. Vértice de um quadrado formado pelos principais projectos de envolvimento das escolas na programação cultural do Porto 2001, acentuando a vertente mais abertamente artístico-expressiva - os outros "vértices" apontando para o conhecimento (Porto Passo a Passo), a tecnologia (Escol@s On Line) e a formação (Bastidores) -, Pontes de Partida procurou constituir um espaço no programa da Capital Europeia da Cultura onde os alunos das escolas básicas (2º e 3º ciclos) e secundárias do Porto pudessem agir como "participantes culturais" (...).


As Crianças como Consumidoras
Uma análise psicológica do mercado juvenil

Autores: Barrie Gunter
Adrian Furnham
Instituto Piaget
pp. 304

O mercado infantil e juvenil tem vindo a ser cada vez mais significativo à medida que os jovens se tornam mais abastados e dispõem de um rendimento sempre crescente. As Crianças como Consumidoras traça os estados de desenvolvimento consumista que as crianças atravessam e examina as principais fontes de influência sobre a socialização do consumidor relativamente aos jovens.


Mente da Criança
Coelhos falantes & laranjas mecânicas

Autor: Kieran Egan
Instituto Piaget
pp. 300

Estes ensaios provocadores confirmam a reputação de Kieran Egan como escritor sem medo de desafiar noções enraízadas relativamente ao pensamento e à aprendizagem infantis. Numa análise brilhante, questiona o conceito de crianças como "pensadores concretos" e recomenda o afastamento dos Estudos Sociais do currículo. Defendendo que a maioria da investigação empírica é infrutífera, devido a uma confusão conceptual particular, Egan demonstra a forma como as nossas pressuposições evitam, vulgarmente, que pensemos se forma eficaz sobre questões educacionais. (...) Este texto fascinante desloca-se da investigação e da teoria para o planeamento de aulas práticas - demonstrando, por exemplo, como se pode ensinar pontuação de uma forma agradável e imaginativa.


Locke.
A "Carta sobre a Tolerância" no seu contexto Filosófico

Autor: João Baptista magalhães
Edições Contraponto
pp. 184

A Carta Sobre a Tolerância de John Locke é uma das obras aconselhadas para leitura integral no programa de Filosofia do 12º ano. A abordagem sistemática, levada a cabo por João Baptista de Magalhães neste livro, aclara e aprofunda a actualidade da obra, constituindo-se como assim como um instrumento fundamental na análise e compreensão do texto em questão.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 110
Ano 11, Março 2002

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo