Página  >  Agenda  >  IndieJúnior Allianz: Cinema Infantil e Juvenil no Porto

IndieJúnior Allianz: Cinema Infantil e Juvenil no Porto

Curtas e longas metragens de ficção, documentário e cinema de animação compõem o programa do IndieJúnior Allianz – 2º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto, que decorre de 30 de janeiro a 4 de fevereiro no Teatro Rivoli, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett e no Cinema Trindade. O evento é dirigido a crianças, jovens e famílias e conta com várias atividades para todas as idades.

“É um festival para o público todo, porque de alguma maneira todos somos família”, referiu à PÁGINA Irina Raimundo, responsável pela programação de escolas e atividades paralelas. E são diversos os temas abordados, problemáticas e inspirações das diferentes faixas etárias, que abrem o espaço para a reflexão e para o debate; temas como o bullying ou a identidade de género.

As escolas têm uma participação importante no festival, que apresenta sessões escolares dedicadas aos diferentes grupos etários, incluindo o Pré-escolar, o 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e o Ensino Secundário. Algumas sessões estão já esgotadas. “Uma das grandes missões de qualquer festival é ‘formar público’, no caso, fazer com que gostem deste tipo de cinema”, explicou a responsável, adiantando que a organização – a associação cultural IndieLisboa – consegue organizar grupos, realizar as sessões e promover o debate. “Depois fica o bichinho… E se calhar mais tarde também regressam a estes sítios.”

O IndieJúnior vai integrar uma competição internacional de longas e curtas metragens, cerca de 50. “Os filmes que temos na competição internacional são filmes que não são fáceis de ver no circuito comercial. E além disso o público tem uma parte ativa na escolha dos prémios.” Uma parte da seleção das fitas a concurso também contou com a parceria de grupos escolares do Pré-escolar ao Ensino Secundário, no âmbito da iniciativa “Eu Programo um Festival de Cinema!”, organizada com o Programa Paralelo do Teatro Municipal do Porto. No final, os filmes vão ser avaliados por três júris: o oficial, as escolas e o público.

O evento vai ter também uma secção intitulada “O Meu Primeiro Filme”, com três películas escolhidas por três músicos portuenses. Ana Deus, Carlos Tê e Rui Reininho vão apresentar os seus primeiros filmes: ‘Alice no País das Maravilhas’, ‘Os Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras’ e ‘Viagem ao Centro da Terra’, respetivamente. “É uma oportunidade para os pais reverem os clássicos com os seus filhos”, sublinhou Irina Raimundo.

Na edição do ano passado, o IndieJúnior Allianz teve mais de cinco mil espetadores, um número que deve ser facilmente ultrapassado, visto que só em quatro dias, nas sessões escolares, são esperados quatro mil alunos. “Percebemos que as pessoas também querem estas iniciativas no Porto”, frisou a responsável.

O festival conta ainda com oficinas relacionadas com o cinema, conversas, exposições, debates e um bailarico. Mais informações em www.indiejunior.com.

Maria João Leite


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo