Página  >  Notícias  >  Estudantes da UCP Porto realizam ação de voluntariado ambiental

Estudantes da UCP Porto realizam ação de voluntariado ambiental

Mais de 200 novos estudantes das licenciaturas da Universidade Católica Portuguesa no Porto iniciam o ano letivo com uma ação de voluntariado ambiental. A 10 e 11 de setembro, os alunos vão trocar as salas de aula por um espaço natural junto ao rio Sousa, em Gondomar, para participar numa missão de conservação ambiental, com impacto no futuro.

Intitulada ‘Ser+ Ambiente: Estudantes da Católica em ação’, a iniciativa tem como objetivo o controlo de espécies invasoras (como a mimosa-australiana, a tintureira ou a sanguinária-do-Japão) e a recuperação ecológica de uma área fortemente afetada pelos incêndios de setembro de 2024.

“Queremos que os estudantes comecem o ano letivo com um gesto que une compromisso ambiental, cidadania e comunidade académica. Esta é uma oportunidade para devolver vida a um espaço que precisa de cuidados e, ao mesmo tempo, criar laços entre colegas de diferentes cursos”, refere Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa para o Campus do Porto e Sustentabilidade, em nota de imprensa.

Organizado pelo núcleo de voluntariado da Universidade Católica no Porto – Católica Solidária (CASO), o Ser+ Ambiente é um dos eixos estruturantes da Universidade Católica Portuguesa no Porto. “Olhamos para o voluntariado de uma forma transversal, com um conjunto de oito áreas onde incentivamos os nossos alunos a participar”, explica Isabel Braga da Cruz.

E acrescenta: “Consideramos que o processo de voluntariado contribui para o desenvolvimento integral da pessoa, através de uma dinâmica de partilha de saberes recíproca. Voluntários e destinatários poderão potenciar entre si aprendizagens para ‘ser+’.”


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo