“A tua segurança não é um jogo. Fica ligado” é o lema da campanha de informação e sensibilização com que a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) pretende prevenir a violência entre jovens e ensiná-los a agir em situações de que sejam vítimas.
Na última década, a APAV registou 7.387 processos de apoio a crianças e jovens vítimas de crime e de violência, tendo sido identificados 11.261 crimes praticados contra menores, entre os quais os crimes contra o património, que registam um número mais baixo em comparação com os crimes contra as pessoas. Diz a APAV que “este facto é indicativo dos baixos níveis de denúncia e de procura de ajuda por parte dos mais jovens perante crimes desta natureza”.
Esse foi um dos motivos pelos quais a associação decidiu avançar com este projeto dirigido, disponibilizando informação sobre violência, sobre a importância de procurar ajuda e apoio e sobre a necessidade de adoção de estratégias de segurança e proteção. Assim, desenvolveu o website www.apavparajovens.pt e a campanha “A tua segurança não é um jogo. Fica ligado”, que chama a atenção para os perigos que a rua pode trazer e para os comportamentos preventivos a adotar.
|