|
A terceira edição do Turma Curtas – Cinema para Escolas vai decorrer de 11 a 21 de novembro, no Teatro e Auditório Municipal de Vila do Conde, apresentando sessões gratuitas e exclusivas dedicadas ao público escolar.
Ao longo de oito dias, alunos e professores vão poder mergulhar no cinema contemporâneo através de uma seleção de curtas-metragens que integraram o programa da 33.ª edição do Curtas Vila do Conde, nomeadamente as secções Curtinhas (dedicada a crianças entre os 3 e os 12 anos) e My Generation (uma curadoria de jovens de escolas secundárias da região e da ESMAD – Escola Superior de Media Artes e Design.
A edição deste ano traz uma novidade: uma curadoria especial dedicada ao público jovem, que apresenta as curtas nomeadas ao Prémio do Público Europeu, uma seleção que revela o olhar das novas gerações sobre o cinema europeu atual.
O Turma Curtas é uma oportunidade para as escolas oferecerem aos seus alunos e docentes uma experiência cultural envolvente e acessível. Num espaço tão imersivo como a sala de cinema, os participantes podem refletir sobre temas sociais e políticos, descobrir novos cineastas e viver o cinema como espaço de diálogo e inspiração – com quatro sessões diárias.
Paralelamente, o Teatro Municipal acolhe a Exposição de Cartazes My Generation, desenvolvida por estudantes da licenciatura em Design Gráfico da ESMAD / Politécnico do Porto, que vai estar patente durante o evento.
O Turma Curtas é uma iniciativa da Curtas Metragens CRL, cooperativa cultural sediada em Vila do Conde, responsável por vários projetos, entre os quais o Curtas de Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema. Através destas iniciativas, a cooperativa promove ao longo do ano uma forte ligação entre a arte cinematográfica e a comunidade.
As sessões decorrem de 11 a 21 de novembro, de segunda a sexta-feira, às 09h45, 11h00, 14h15 e 16h45.
|