Página  >  Agenda  >  Porto/Post/Doc regressa sob o mote O ‘Tempo de uma Viagem’

Porto/Post/Doc regressa sob o mote O ‘Tempo de uma Viagem’

O Porto/Post/Doc está de regresso, de 20 e 29 de novembro, a vários espaços da cidade Invicta, com uma programação centrada no documentário contemporâneo e na discussão dos temas que marcam a vida dos nossos tempos. O evento vai decorrer sob o mote ‘O Tempo de uma Viagem’.
O ciclo ‘O Tempo de uma Viagem’ prolonga o programa ‘O Movimento dos Povos’, iniciado em 2024 com ‘A Europa Não Existe, Eu Estive Lá’, e que será concluído em 2026 com ‘O País dos Outros’. Neste programa, o Porto/Post/Doc reafirma o seu compromisso com um cinema que pensa o tempo em que vivemos, em articulação com o Fórum do Real e outras atividades de reflexão e diálogo dentro do festival.
Este programa sugere um olhar profundo sobre o ato de partir, como um gesto estrutural das sociedades atuais. Filmes que cruzam geografias e temporalidades – da Polónia, ao Afeganistão, da Turquia ao deserto da Argélia, colocando em cena sujeitos que, por necessidade ou escolha, habitam o intervalo entre lugares. Cinco filmes, cinco modos de interrogar as formas de movimento forçado e voluntário que marcam o nosso tempo. Através de imagens de arquivo os ‘Comboios’, de Maciej Drygas, surgem como símbolo ambivalente de evasão, guerra, deportação e fuga, espelhando os horrores e esperanças do século XX. Em ‘O Viajante da Meia-Noite’, de Hassan Fazil, uma família afegã regista, com os seus telemóveis, a angustiante travessia por vários países em fuga da guerra e da perseguição política.
Com ‘Yol – Licença Precária’, apresentamos a nova versão integral e restaurada do filme escrito por Yilmaz Güney e realizado por Serif Gören, recuperando a visão original desta obra essencial sobre resistência e sobrevivência sob o regime turco.
Naquele que é um dos seus mais íntimos documentários (‘Nómada: Seguindo os Passos de Bruce Chatwin’), Werner Herzog revisita os passos do amigo e escritor Bruce Chatwin numa reflexão poética sobre o nomadismo, a amizade e a destruição cultural pelo turismo. Hassen Ferhani filma, em ‘Rua do Deserto, 143’, uma casa de chá perdida no deserto, onde uma mulher única, Malika, acolhe viajantes cujas histórias revelam, em encontros fugazes, a força do cinema do real como espelho da humanidade.

Programa ‘O Tempo de uma Viagem’

*Rua do Deserto, 143 · 143 Sahara Street
Hassen Ferhani · Argélia, França, Qatar · 2019 · DOC 100'

*O Viajante da Meia-Noite · Midnight Traveller
Hassan Fazili · EUA, Qatar · 2019 · DOC · 88'

*Nómada: Seguindo os Passos de Bruce Chatwin · Nomad: In the Footsteps of Bruce Chatwin
Werner Herzog · Reino Unido · 2019 · DOC · 85'

*Comboios · Trains
Maciej Drygas · Polónia · 2024 · DOC, EXP · 81'

*Yol - Licença Precária · Yol: The Full Version
Serif Gören & Yilmaz Guney · Suíça, Turquia · 1982/2022 · FIC · 110'


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo