Página  >  Agenda  >  A liberdade vai passar no Cinanima

A liberdade vai passar no Cinanima

No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril, a 48ª edição do Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação, que decorre de 8 a 17 de novembro, em Espinho, vai ser dedicada à liberdade. Além das sessões de cinema, com 81 filmes em competição, o evento apresenta uma programação composta por debates, apresentações de livros, masterclasses, exposições, entre outras atividades.

Joanna Quinn e Les Mills, Marta Pajek, Nik Phelps, Filipa Costa Gaspar, Coke Riobóo, Eliane Gordeeff, Bruno Caetano, Piet Kroon e Deanna Morse vão orientar masterclasses ao longo do festival, que vai apresentar também a 4ª edição do simpósio ‘Olhares sobre a Animação Portuguesa’, que tem a curadoria de Sahra Kunz, da Universidade Católica Portuguesa – Porto, e cujas reflexões vão incidir sobre a obra da realizadora Regina Pessoa.

A programação apresenta as Oficinas Anima Secundário, entre 5 e 15 de novembro, nas quais alunos do Ensino Secundário, de oito escolas dos concelhos de Santa Maria da Feira, Ovar e Espinho, vão ter uma introdução à prática da arte da animação e ao uso de tecnologias e ferramentas criativas.

‘Inteligência Artificial no Cinema de Animação’ é o tema do debate, que vai decorrer no dia 14, na Sala Polivalente do Centro Multimeios, e que vai contar com os oradores Sergio Kotsovoulos, Juan Carlos Concha, Eliane Gordeeff, João Moreira e Bruno Caetano, com moderação de Rafael Oliveira.

A formação de professores ‘Stop Motion Aplicado às Alterações Climáticas’ vai realizar-se nos dias 14 e 15, na Biblioteca José Marmelo e Silva, com o formador Sérgio Rodrigues Valdunciel; e a FORMAnimada, segundo encontro de formadores de oficinas de cinema de animação, vai contar com a presença de Ana Luísa Martins, Carolina Bonzinho, Paulo D'Alva, Ema Lavrador e Leonor Faria Henriques. O Projetos.PT vai apresentar projetos portugueses (produção/realização) de cinema de animação em fase de pré-produção, produção e/ou pós-produção, numa sessão com moderação de Carlos Gaio.

O ‘Cinanima Convida’ conta nesta edição com a realizadora de animação Daria Kashcheeva, para uma conversa sobre o behind the scenes do filme ‘Electra’, no dia 14, às 21h30.

Vai decorrer ainda um filme-debate sobre igualdade de género a partir de ‘Dona Fúnfia’, de Margarida Madeira (2013). O painel vai ser composto por Margarida Madeira, Rita Pinheiro, Sílvia Berény, Camila Teixeira Lopes, José Mário Lopes de Sá Cachada, com moderação de Susana Cabeleira.

A 48ª edição do Festival Internacional de Cinema de Animação vai ter três apresentações de livros. No dia 13, vai ter lugar no Centro Multimeios de Espinho a apresentação de ‘Le grand livre des techniques du cinéma d'animation’, ‘100 ans de cinéma d'animation’ e ‘Walt Disney L'homme qui rêvait d'être un enfant’, de Olivier Cotte.

No dia 15, no mesmo espaço, vai ser apresentado ‘On the Animation Trail – 20 Years of Animation Festival History’, de Nancy Phelps (ilustrado por Joanna Quinn). E no dia 16, na Biblioteca José Marmelo e Silva, vai ser apresentado ‘Manuel Matos Barbosa – o desafio de realizar’, de Augusto Baptista.

Esta edição do festival vai contar ainda com três exposições: ‘E se um dia a Liberdade...’, no Centro Multimeios de Espinho, de 8 a 17 de novembro; ‘Manuel Matos Barbosa, o desafio de realizar’, na Biblioteca José Marmelo e Silva, de 8 a 23 de novembro; e ‘Oficinas Anilupa – A Arte e o Cinema na Escola’, na Piscina Solário Atlântico, de 9 a 24 de novembro.

Da programação do Cinanima fazem ainda parte visitas e convívios. Assim, no dia 14, vai realizar-se uma visita às Caves do Vinho do Porto Poças Júnior e, no dia 15, uma visita ao Museu do Papel, em Santa Maria da Feira. As noites dos dias 12,13,14,15 e 16 são destinadas ao ‘Cinanima Nights’, by Coletivo Salitre, no Doo Bop Bar.

Mais informações no site do evento.


  
Ficha do Artigo

 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo